PM inicia campanha para combater prática do "rolezinho" em Campos
Rafael Khenaifes 09/04/2025 12:16 - Atualizado em 09/04/2025 12:17
PM
PM / Divulgação
A Polícia Militar iniciou uma campanha para combater a prática ilegal do "rolezinho", em Campos. Nas redes sociais, nesta quarta-feira (9), a PM emitiu um comunicado alertando sobre os riscos de acidentes e afirmou que equipes seguem atuando no combate à prática.
"A prática do 'rolezinho' coloca em risco não apenas a vida dos próprios participantes, mas também a de pedestres e outros condutores. Muitos dos envolvidos são adolescentes que ainda não possuem habilitação, o que agrava a situação e configura infração penal", informou o comunicado. Segundo o 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), equipes seguem atuando nas ruas, com o intuito de combater a prática.

“O que começa como diversão pode terminar em tragédia — no trânsito, responsabilidade salva vidas”, finaliza a nota.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atos como dirigir em alta velocidade, promover competições não autorizadas, empinar motocicletas, bloquear vias públicas ou desrespeitar a sinalização são infrações gravíssimas, muitas vezes punidas com multa, apreensão do veículo, suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até detenção, dependendo da gravidade da conduta.

Art. 311 – Código de Trânsito Brasileiro: “Adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento, sem autorização do órgão competente”.
- Pena: reclusão de 3 (três) a 6 (seis) anos e multa.

Já o artigo 42 da Lei de Contravenções Penais (Decreto-Lei nº 3.688/1941) trata das chamadas perturbações do sossego alheio, muito relacionadas a casos de som alto, gritaria ou barulho excessivo em locais públicos ou privados.
- Pena: prisão simples de 15 dias a 3 meses ou multa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Estrutura de posto de combustíveis desaba durante forte chuva em Campos

    O posto fica localizado na Avenida 28 de Março com Avenida José Alves de Azevedo, no Centro; A plataforma P-26 ficou à deriva após se soltar do terminal T-Mult, por conta dos fortes ventos em São João Barra

    Morre Giannino Sossai, jornalista e radialista

    O profissional de imprensa estava internado em uma unidade de saúde de Campos por causa de uma pneumonia

    Provedor da Santa Casa se pronuncia sobre falta de pagamento dos médicos da unidade

    Em nota, Carlos Machado, disse que a unidade de saúde vive um momento decisivo de profunda reestruturação administrativa e financeira; ele ainda informou que busca soluções viáveis e sustentáveis para quitar as dívidas, entre elas, o salário dos médicos

    Corpo do jornalista e radialista Giannino Sossai é sepultado no cemitério do Caju

    Cerimônia de despedida reuniu familiares, amigos e colegas de profissão; Giannino faleceu aos 79 anos por complicações de uma pneumonia

    Ciclista é socorrido em estado grave após se acidentar no Morro do Itaoca, em Campos

    O homem sofreu múltiplas fraturas no rosto e foi levado para o Hospital Ferreira Machado