Morre Giannino Sossai, jornalista e radialista
Rafael Khenaifes 15/04/2025 08:36 - Atualizado em 15/04/2025 16:04
Janino
Janino / Divulgação
Morreu o jornalista e radialista, Giannino Sossai. A informação do falecimento foi confirmada na manhã desta terça-feira (15). O profissional de imprensa estava internado em uma unidade de saúde particular de Campos por causa de uma pneumonia. Ele tinha 79 anos e era um dos apresentadores do programa “Página Aberta”, da Rádio Educativa FM, além de ter integrado a equipe da Folha da Manhã em uma das suas experiências profissionais. Giannino faleceu por volta das 4h30 desta terça-feira, conforme informou o jornalista Julio Tinoco, seu companheiro de bancada. O velório de Giannino acontece no Centro Universitário Fluminense (Uniflu). O sepultamento está marcado para às 16h30 no cemitério do Caju. 
  • Velório acontece no Uniflu (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Velório acontece no Uniflu (Fotos: Rodrigo Silveira)

  • Velório acontece no Uniflu (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Velório acontece no Uniflu (Fotos: Rodrigo Silveira)

  • Velório acontece no Uniflu (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Velório acontece no Uniflu (Fotos: Rodrigo Silveira)

  • Velório do jornalista, Giannino Sossai, na Rádio Educativa, no Centro Universitário Fluminense (UNIFLU)

    Velório do jornalista, Giannino Sossai, na Rádio Educativa, no Centro Universitário Fluminense (UNIFLU)

Natural da Itália, Giannino estava radicado no Brasil há várias décadas, morando primeiro em Cachoeiro de Itapemirim, antes de se destacar profissionalmente em Campos dos Goytacazes. Formado em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic), ele foi professor da própria instituição, além de ter trabalhado em vários veículos de imprensa, como a Rádio Campos Afonsiana, Jornal A Cidade e a Folha da Manhã, da qual foi editor-geral. Atuou ainda como correspondente do jornal O Globo; foi o primeiro diretor da extinta TV Norte Fluminense e estava há longo período na Rádio Educativa FM, sendo um dos apresentadores do "Página Aberta" desde a sua criação, há cerca de 15 anos.
A diretora-presidente do Grupo Folha, Diva Abreu Barbosa, prestou homenagem à Giannino.
"Giannino: um belo repórter, editor, profissional brilhante que muito fez a Folha da Manhã crescer em suas andanças pelo mundo jornalístico! A ele, a nossa reverência e o muito obrigada pela sua rega brilhante em nossa história de quase meio século de vida! Que o nosso "italiano", como ele era carinhosamente chamado por Aluysio, descanse em paz!", disse.
A filha do jornalista, Gianni Sossai, lamentou sobre a perda do pai. "Hoje, além de ser um dia muito triste para mim e para minha família, também é uma perda muito grande para comunicação. Se foi uma grande referência para a rádio, televisão e jornal. Fizemos todo possível por ele. Que agora ele possa descansar em paz", disse a filha. 
A Associação de Imprensa Campista (AIC) emitiu uma nota de pesar sobre o falecimento do jornalista, ressaltando que a imprensa do município está de luto e relembrando ainda a trajetória de Giannino.
"Ele era um dos mais antigos profissionais de comunicação em atuação, participando do programa Página Aberta na Rádio Educativa. Entrou no rádio no ano de 1960, mas sua marca profissional foi na TV Norte Fluminense, onde foi apresentador e diretor de jornalismo, tendo inclusive apresentado a inauguração da emissora em 1981. Atuou ainda na Rádio Afonsiana, Jornal Folha da Manhã e Jornal O Globo. Italiano de nascimento, Giannino Sossai se naturalizou no Brasil, mas sempre gostava de cantarolar músicas de sua terra natal, como "O sole mio". Foi professor do Curso de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia de Campos, atual Centro Universitário Fluminense (Uniflu) e um dos responsáveis pela implantação da UNITV e Rádio Educativa FM. A Associação de Imprensa Campista presta sua homenagem 'buon riposo'!", diz parte da nota.
O jornalista Julio Tinoco, também vice-presidente da Fundação Cultural de Campos, falou sobre a perda do parceiro de bancada na Rádio Educativa FM.
"É com muita tristeza que hoje fui informado pela família da morte do grande amigo e companheiro professor do Uniflu, Giannino Sossai, um dos ícones da comunicação regional. Figura querida e respeitada, Giannino era nosso colega de bancada em um programa de Rádio, há 15 anos. Recebi a informação e logo passei para os ouvintes, que em seguida enviaram uma enxurrada de mensagens de pesar. A família perdeu um pai carinhoso e um avô amoroso. A sociedade perdeu um representante ativo do jornalismo, irrequieto e questionador. Eu perdi um grande amigo”, declara Julio.
A coordenadora acadêmica do Uniflu, Simone Barreto, comunicou que o velório será realizado no prédio do Centro Universitário e ressaltou que as aulas noturnas estarão suspensas nesta terça-feira. 
"Em respeito à sua memória e reconhecendo sua significativa contribuição à comunicação e à educação em nossa instituição, reforçamos a informação postada nos canais oficiais do Uniflu de que as aulas noturnas no Campus I do Uniflu estão suspensas nesta data, permitindo a todos os alunos, professores e colegas prestem suas condolências. O velório será realizado nesta tarde no foyer do prédio histórico do Uniflu, com entrada pela Rua Tenente Coronel Cardoso. O sepultamento ocorrerá no Cemitério do Caju, em horário que informaremos posteriormente. Que a memória de Giannino permaneça viva entre nós", disse a nota da universidade, emitida por Simone. 
A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) emitiu uma nota de pesar sobre o falecimento de Giannino e destacou a atuação dele na instituição.
"Com intenso pesar, a Uenf informa o falecimento do professor e jornalista Giannino Sossai, ocorrida na madrugada de hoje (15/04/25). Giannino atuou como professor da Uenf nos anos de 1996 e 1997, na implantação do ciclo básico comum, ministrando a disciplina “Propedêutica”. Aos 79 anos de idade, Gianinno estava internado devido a uma pneumonia", diz parte da nota, que ressaltou o horário e local do velório e sepultamento. 
O Porto do Açu também lamentou a morte de Giannino e ressaltou o legado do jornalista.
"Um dos comunicadores mais experientes da imprensa regional. Ao longo dos 10 anos de operação do complexo portuário, foram diversas as oportunidades de trocas dos nossos porta-vozes com o profissional, no programa matinal que ele conduzia com maestria, há mais de 15 anos. Giannino Sossai deixa um legado de imparcialidade, autenticidade e compromisso para o jornalismo o Norte Fluminense. Nossa solidariedade à família, amigos e admiradores do radialista," diz a nota.
O Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGC) lamentou a morte do jornalista e destacou suas passagens pelo rádio.
"Sua inesquecível voz macia e também tonitroante continuou vibrante até o final da vida como apresentador e notável comentarista do Programa Página Aberta da Rádio Educativa 100,7 FM - líder de audiência em Campos e na Região - dando continuidade à sua vasta carreira radiofônica, iniciada na década de 70 na antiga Rádio Campista Afonsiana, dos Padres Redentoristas", disse o Instituto. 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Estrutura de posto de combustíveis desaba durante forte chuva em Campos

    O posto fica localizado na Avenida 28 de Março com Avenida José Alves de Azevedo, no Centro; A plataforma P-26 ficou à deriva após se soltar do terminal T-Mult, por conta dos fortes ventos em São João Barra

    Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

    O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas

    Incêndio é registrado em plataforma na Bacia de Campos

    Um trabalhador caiu no mar, foi resgatado com queimaduras e encaminhado para receber atendimento médico; uma explosão aconteceu na plataforma