Vida dura para quem vende picolé nas ruas de Campos
Saulo Pessanha - Atualizado em 29/03/2025 08:13

O centro da cidade, na área do Calçadão, é o seu posto de trabalho. É ali, em frente à Caixa Econômica, que Jocenilton Carneiro, 67 anos, bate ponto para a venda do Picolé Pingo Doce.
Jocenilton mora em Caxeta, área rural de Campos. Ele acorda cedo, antes das 6h, a tempo de cuidar de algumas coisas em sua casa e pegar um ônibus para estar na sede da fábrica do Pingo Doce por volta das 8h.
A Pingo Doce, que também produz sorvete, fica na Rua Lacerda Sobrinho, ao lado do Ginásio do Automóvel Clube.
O que chama a atenção é que os seus vendedores são pessoas de idade. Todos ganham lanche antes de ir às ruas.
A Pingo Doce, em atividade desde 1986, cumpre um papel de inclusão social, abrindo oportunidade de trabalho inclusive para deficientes físicos.
A contrapartida financeira é a comissão, com um percentual sobre o produto vendido.
O trabalho é duro. Infelizmente, para os picolezeiros, quanto mais dias quente, melhor. A temperatura alta alavanca as vendas.
Afinal, o mesmo sol que os castiga, quando rodam a cidade atrás de freguês, é uma fonte de energia para o que vendem.
Sobre o autor

Saulo Pessanha

saulopessanha@fmanha.com.br

Mais lidas
Familiares mobilizam campanha para arrecadar doações para a campista Letícia Muylaert

Jovem mãe de 30 anos enfrenta desafios após complicações de saúde; ela precisou amputar os braços e as pernas após uma sepse

Wladimir anuncia que Juninho Jubiraca e Luciano RioLu vão assumir mandatos na Câmara

Prefeito convenceu um vereador do PP e outro do PDT a assumir secretarias na Prefeitura, abrindo espaço para os suplentes

Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é internado no HFM

A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"

IMTT instala mais 50 pontos de fiscalização eletrônica em Campos

A sinalização será iniciada nesta quinta-feira em 25 cruzamentos da cidade, em ambos sentidos das avenidas 28 de Março e Pelinca, além da rua Gil de Góis

Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades