Grussaí Praia Clube fecha as portas
15/04/2024 | 09h42

O site O Diário NF informa que o Grussaí Praia Clube encerrou as atividades. O clube teria dispensado, na última quinta-feira (11), três funcionários, inviabilizando assim o seu funcionamento.
Com 69 anos de história, o Grussaí Praia Clube amanheceu ontem (14) de portas fechadas. A instituição está afundada em dívidas. O montante ultrapassaria R$ 500 mil.
Compartilhe
Entre o Facebook e o Instagran
14/04/2024 | 09h30
O jornalista Roberto Assis, campista radicado em Vitória, foi indagado sobre o motivo pelo qual não tem Instagran. “É simples: eu não sou Instagramável. Tenho muito o que dizer, mas não muito o que mostrar”.

Roberto Assis considera que o Instagram é como a antiga revista Manchete, “em que as pessoas só abriam para olhar fotos”.

Assis prefere o Facebook, porque, explica, além das fotos, “é território livre para todos lerem e escreverem bobagens e até coisas importantes”.
Compartilhe
Garotinho desiste de prefeitura de S.J. da Barra e foca na eleição de vereador no Rio
13/04/2024 | 07h10

Anthony Garotinho parece mesmo decidido a participar da eleição de vereador no Rio de Janeiro. E já se dirige aos cariocas. No Instagran, posta mensagem criticando o reajuste da tarifa do Metrô para R$ 7.50. E diz: “Quem o usa o transporte público para trabalhar sofre no Rio”.

Ao se colocar em um novo cenário político, Garotinho afasta a hipótese, que chegou a projetar em fins de 2023, de disputar a Prefeitura de São João da Barra. Lá pelo mês de novembro chamou a atenção postagens dele fazendo acenos para uma possível candidatura no vizinho município.

O que teria motivado o balão de ensaio de Garotinho, pela busca da prefeitura sanjoanense, foi o anunciado interesse da ex-prefeita e atual deputada estadual, Carla Machado (PT), em disputar a Prefeitura de Campos.

Garotinho ensaiou dar o troco. Considerou que, sendo candidato, poderia desarrumar os planos de Carla em continuar representada na Prefeitura sanjoanense na reeleição de Carla Capputi.

O ex-governador chegou a publicar fotos em que aparece ao lado dos vereadores Alan de Grussaí e Kaká. Mas o projeto político não evoluiu. Daí que agora volta as suas baterias pela busca de um mandato no Rio.
Compartilhe
Camisa do Vasco do zagueiro campista Odvan vira peça cobiçada
11/04/2024 | 16h07
A camisa utilizada pelo Vasco na conquista do título Brasileiro de 2000, no Maracanã, diante do São Caetano, ostentou um patrocínio do SBT. Tornou-se, por isto mesmo, peça rara. É cobiçada por colecionadores.

Os bastidores dessa história são contados na série documental “A Mão do Eurico”, que a Globoplay exibe, em cinco episódios. Um deles mostra que a camisa usada pelo zagueiro Odvan veio parar em Campos.

Odvan conta que depois do jogo deu a camisa de presente para seu irmão Odvaldo. Uma outra foi dada para o apresentador Gugu Liberato, quando esteve no seu programa, na TV, após a partida.
Compartilhe
Reaproximação entre os Garotinho e os Vianna reflete novo desenho da política em Campos
10/04/2024 | 09h42
Ao justificar pelas redes sociais uma parceira com Wladimir Garotinho, Caio Vianna usa como motivação a busca da paz entre as duas famílias. Palavras dele: “A guerra destrói a família e sonhos, enquanto a paz traz tranquilidade para a cidade prosperar”.

Caio não mencionou. Mas tal racha ocorreu muito lá atrás, no ano de 2000. E ele, que contava então com 12 anos, tornou-se adulto com a sua família sofrendo pesados ataques desferidos, através do rádio, por parte de Anthony Garotinho.

Está certo que nunca é tarde para uma reconciliação. Mas a reaproximação entre as famílias Garotinho e Vianna, após 24 anos de sérias divergências, é reflexo de um novo desenho no cenário político de Campos.

Durante mais de duas décadas, o arnaldismo resistiu como principal opositor ao garotismo. Mas o crescimento, nos últimos anos, do grupo Bacellar, estava tirando de Caio Vianna o papel de maior oposição a Wladimir.
Pesquisas recentes, inclusive, demostram que Caio não tem o apelo mostrado na eleição para a Prefeitura em 2020. Restou, então, o caminho da reaproximação com os Garotinho. Mais do que paz, busca-se, na verdade, sobrevivência política.
ELEIÇÃO NO RIO

E por falar nos Garotinho, o prefeito Wladimir estará empenhado em sua reeleição, mas de olho na disputa no Rio. Ou seja, na performance do seu pai, que vai ser candidato a vereador na capital do estado.

Wladimir considera que as chances de Garotinho ser o mais votado são grandes. À Folha FM, lembrou que o pai, quando foi candidato a deputado federal, fez quase 190 mil votos nas urnas do Rio.
Compartilhe
A Avenida 28 de Março é recordista em acidentes
09/04/2024 | 07h38

Impressiona o número de acidentes na Av. 28 de Março. O problema maior é que é daqui para pior. Primeiro, pelo aumento da quantidade de carros. Segundo, porque não há como alargar a avenida.

Ampliar as laterais da Av. 28 de Março é até possível. Mas aí a Prefeitura teria que estreitar a ciclovia. A ideia não vinga pelo que representa o espaço para os ciclistas. É muito usado.

A propósito, sobre o trânsito de bicicletas na cidade, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em nota oficial, expressou sua posição a respeito das ciclofaixas implantadas pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT).

A CDL, revela o presidente José Francisco Rodrigues, trata o assunto com a sensibilidade que requer, “reconhecendo a importância de medidas que incentivem o uso de bicicletas e garantam a segurança dos ciclistas”.
OBS: A foto é do site Parahybano
Compartilhe
Wladimir Garotinho fecharia com Caio Vianna na eleição de 2026?
07/04/2024 | 07h14
Para quem considera que Caio Vianna pagou um preço alto ao decidir apoiar a reeleição do prefeito Wladimir Garotinho, sob pena de perder o mandato que vinha exercendo na Câmara dos Deputados, o que acabou acontecendo, corre uma interpretação que poderia explicar tal gesto.

Caio não voltou para Campos pelos belos olhos de Wladimir. Nos corredores do antigo Cesec, sede da Prefeitura, vaza a versão de que Wladimir teria assumido com Caio o compromisso de fechar com o seu nome na eleição para a Câmara dos Deputados em 2026.

A avaliação é que Caio, para sobreviver na política, preferiu não se expor a uma nova derrota nas urnas ao disputar mais um mandato de prefeito. Daí que apoiará Wladimir agora, recebendo, em troca, o apoio na eleição de deputado daqui a dois anos. É o que teria sido combinado.

O problema, que Caio pode não estar inteirado, mas que é do conhecimento de pessoas de estreita relação com Wladimir, é que o prefeito tem outros nomes na fila na eleição para a Câmara dos Deputados. O seu atual chefe de Gabinete, Thiago Ferrugem, é o preferido.

Na política, o combinado hoje nem sempre é cumprido amanhã. O próprio Caio Vianna roeu as cordas no trato feito com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, de que disputaria pelo PSD a Prefeitura de Campos nas eleições de outubro.
SEM SURPRESA

Daí que não haverá surpresa se Wladimir Garotinho deixar Caio Vianna chupando dedo em 2026 em suas pretensões de se eleger deputado federal e fechar com a candidatura de Thiago Ferrugem, de quem é amigo.

A interpretação é a que Caio Vianna é um agregado circunstancial na relação política de Wladimir. Por isto mesmo, dá para descartar que o prefeito apostaria as suas fichas em um nome que sequer pertence ao seu grupo.
Compartilhe
História do rádio de Campos. O jogo acaba e o narrador não percebe
05/04/2024 | 07h34
Anos 90. Edson França, pela Rádio Educadora Goitacá, transmite Rio Branco e Portuguesa, válido pelo Campeonato Estadual da 3ª Divisão. O jogo, já chegando ao fim, transcorre normalmente, sem qualquer incidente.

Eis que, de repente, Edson França vira para o repórter Luiz Augusto Barcelos, que faz o trabalho de ponta na transmissão e o chama.

O narrador quer uma intervenção do seu repórter.
— Luiz Augusto, meu filho! O que está acontecendo aí embaixo, com tanta gente no gramado e os jogadores correndo? Que confusão é esta? Por favor, informe para os nossos ouvintes...

Luiz Augusto, irritado com o desligamento do seu narrador, manda o recado:
— Não está havendo absolutamente nada, Edson França! É que o jogo acabou e os jogadores estão correndo para os vestiários, enquanto que nós, repórteres, estamos entrando em campo para fazer as entrevistas.
FONTE: A Imprensa de Campos pelo avesso - 400 gafes e pérola, livro que lancei em 2003.
Compartilhe
Presidente do PMB destaca força da nominata em Campos e aliança com Thiago Rangel
04/04/2024 | 10h16
A presidente nacional do PMB, Suêd Haidar, está otimista quanto às chances de o partido em Campos ter uma boa performance na busca de cadeiras na Câmara Municipal. Ela avalia que o PMB irá eleger até três vereadores.
A listagem dos nomes que buscarão uma cadeira no Legislativo local foi enviada pelo presidente do PMB Juninho Campista. Suêd também vê como positiva a aliança do partido com o deputado estadual Thiago Rangel, que é pré-candidato à Prefeitura.

Compartilhe
Caio Vianna roe as cordas e perde mandato que exercia em Brasília
03/04/2024 | 07h50
Ao debutar na política no vácuo da popularidade do pai, Caio, filho de Arnaldo Vianna, disputou duas eleições para a Prefeitura de Campos. Não logrou êxito. Buscou então um mandato em Brasília. Também não se elegeu. Foi derrotado, portanto, nas três vezes em que colocou o nome nas urnas.

Mas Caio Vianna manteve o cacife político graças a articulações conduzidas pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, que permitiram que assumisse um mandato de deputado federal. Caio ocupou uma cadeira no Congresso mesmo tendo ficado na 3ª suplência do PSD nas eleições de 2022.

Caio Vianna, pode-se dizer, obteve de Paes a possibilidade de ir ganhando corpo na política a partir do trabalho parlamentar em Brasília. Mas, diria um saudoso vereador da Baixada Campista, Caio acabou “roendo as cordas” na relação com o prefeito do Rio.

Ao optar por alinhar-se a Wladimir Garotinho, postando um vídeo nas redes sociais dando a entender que não disputará a Prefeitura em outubro, como era desejo de Eduardo Paes, e do PSD, Caio já se despediu de Brasília.
CARGO DE SECRETÁRIO

De volta para Campos, Caio Vianna certamente ganhará um cargo no primeiro escalão na Prefeitura. A nomeação deve sair nos próximos dias, até porque o que não falta é vaga para acomodar o nome dele no estafe de Wladimir.

É que alguns membros do secretariado vão se desincompatibilizar por força da legislação eleitoral de forma que possam buscar um mandato de vereador nas eleições do dia 06 de outubro.

Caio Vianna, registre-se, ficou um pouco mais de 10 meses no exercício do mandato. A sua passagem por Brasília gerou um custo de quase R$ 2 milhões aos cofres públicos, somando-se aí o seu salário, divulgação de mandato, despesas de gabinete.
Compartilhe
Sobre o autor

Saulo Pessanha

[email protected]