Datafolha no RJ: Castro sobe e tem 36%; Freixo oscila de 27% para 26%
22/09/2022 19:47 - Atualizado em 22/09/2022 23:24


A mais nova pesquisa Datafolha para governador do Rio de Janeiro, divulgada nesta quinta-feira (22), traz o governador Cláudio Castro (PL), candidato à reeleição, na liderança, com 36% das intenções de voto no cenário estimulado. O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) está na segunda colocação, com 26%. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo, aponta que o atual governador abriu vantagem de 10 pontos percentuais para Freixo na corrida ao Governo do Rio de Janeiro. 
Na comparação com a pesquisa Datafolha anterior, divulgada em 15 de setembro, quando os dois estavam tecnicamente empatados, Castro subiu cinco pontos percentuais (de 31% para 36%), enquanto Freixo oscilou de 27% para 26%.
Ainda no cenário estimulado, Rodrigo Neves (PDT) tem 8%. Wilson Witzel (PMB), Eduardo Serra (PCB), Juliete (UP) e Cyro Garcia (PSTU) estão com 2%. Luiz Eugênio (PCO) e Paulo Ganime (Novo) aparecem com 1%. Brancos e nulos somam 14%, enquanto 9% não souberam responder.
O ex-governador Wilson Witzel, que sofreu impeachment no ano passado, teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral e recorreu no Tribunal Superior Eleitoral.
Segundo turno
Após o atual governador liderar na pesquisa anterior, os dois voltaram a ficar tecnicamente empatados. Castro tem 46%, ele tinha 43% na pesquisa anterior. Freixo tem 38%. Em 15 de setembro, ele aparecia com 41%. Brancos e nulos são 12%, enquanto 4% não sabem.
Rejeição
A pesquisa do Datafolha também mediu a rejeição dos candidatos a governador. Witzel lidera, com 49%, seguido por Freixo, com 27%; Castro, 21%; Juliete, 14%; Cyro, 14%; Serra, 10%. Ganime, 10%, Luiz Eugênio, 9% e Neves com 9%. Votariam em todos chega 2%, enquanto rejeita todos, bate 5%.
A pesquisa ouviu 1.526 pessoas entre 20 e 22 de setembro, em 45 municípios fluminenses. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-07687/2022.
William Passos, geógrafo com especialização doutoral em Estatística do Setor Público, da População e do Território na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE, comentou a pesquisa: É a primeira vez que Castro apareceu na liderança isolada da corrida estadual na pesquisa do Instituto Datafolha. Nunca o governador havia aberto 10 pontos de vantagem no cenário estimulado numa pesquisa que trabalha com entrevistas presenciais (36% a 26% para Freixo). Na simulação espontânea, o governador abriu 9 pontos de vantagem, alcançando 25% contra 16% do candidato do PSB. Marcelo Freixo, por outro lado, ao oscilar um ponto para baixo tanto na pesquisa estimulada (27% para 26%) quanto na simulação espontânea (17% para 16%) parece, na fotografia deste momento, ter atingido seu teto de intenção. Os últimos 10 dias de campanha apontarão se Castro conquistará votos suficientes para se reeleger em primeiro turno ou se Freixo conseguirá esboçar uma reação.
O fato da intenção de voto em Bolsonaro registrar uma tendência de alta nesta reta final, com possibilidade de superação da intenção em Lula nos próximos dias, poderá favorecer a campanha à reeleição do candidato a vice-governador de Wilson Witzel na eleição passada. Bolsonaro já está tecnicamente empatado com Lula no estado, aparecendo com 2 pontos a menos (38% a 40%), e apresenta tendência estável de crescimento contínuo até o dia 2 de outubro, ao contrário do petista, que vem desidratando no estado. No levantamento anterior, de 15 de setembro, Lula tinha 44% das intenções de voto entre os eleitores fluminenses e Bolsonaro 36%.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS