Lula virá a Campos e a Igreja ensina o respeito às autoridades
§2234. O quarto mandamento da Lei de Deus manda que honremos também todos aqueles que, para nosso bem, receberam de Deus alguma autoridade na sociedade. E esclarece os deveres dos que exercem essa autoridade, bem como os daqueles que dela beneficiam. Assim diz o Catecismo da Igreja Católica. Luís Inácio Lula da Silva virá a Campos nesta segunda-feira (14) para a inauguração do novo prédio da Universidade Federal Fluminense (UFF) e muitas críticas foram apagadas de paredes, elas foram pichadas ao longo do tempo, mostrando um desrespeito às autoridades constituídas aqui na Terra.
A Igreja Católica nunca foi e nunca será anarquista, ao contrário, ensina a ordem e o respeito às autoridades constituídas aqui na Terra. §1920. “Toda comunidade humana tem necessidade de uma autoridade para se manter e desenvolver”.
O Concílio Vaticano II ainda vai nos lembrar que: “É evidente que a comunidade política e a autoridade pública se fundamentam na natureza humana, e por isso pertencem à ordem predeterminada por Deus.”( GS 74, 3).
§1921. A autoridade exerce-se de modo legítimo, se se dedicar a conseguir o bem comum da sociedade. Para o atingir, deve empregar meios moralmente aceitáveis.
Jesus Cristo ensina que toda autoridade vem de Deus. Em Romanos 13 diz: "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade senão de Deus; e as autoridades que há são ordenadas por Deus"
Jesus Cristo ensina que toda autoridade vem de Deus. Em Romanos 13 diz: "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade senão de Deus; e as autoridades que há são ordenadas por Deus"
Apesar de vivermos em meio a um mundo paganizado, precisamos entender o que a Carta a Diogneto diz, escrita no segundo século do Cristianismo, nos mostra como os primeiros cristãos viviam no meio da sociedade paganizada: “Os cristãos residem em sua própria pátria, mas como residentes estrangeiros. Cumprem todos os seus deveres de cidadãos e suportam todas as suas obrigações, mas de tudo desprendidos, como estrangeiros… Obedecem às leis estabelecidas, e sua maneira de viver vai muito além das leis… Tão nobre é o posto que lhes foi por Deus outorgado, que não lhes é permitido desertar”. (5,5;5,10; 6,10).
Os cristãos devem mostrar que Deus quer a ordem e o respeito às autoridades legitimamente constituídas, mesmo que não gostemos de certa pessoa. E tudo isto deve acontecer também pelo respeito às leis. Ninguém e nenhum movimento social pode agir for da lei, pois isso fará mal para a sociedade e para a Igreja também.