São Fidélis também celebrou o Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos é muito mais que uma simples tradição de levar ramos abençoados para casa. Esse dia marca o início da Semana Santa, o tempo mais importante para os cristãos católicos. Nesse dia, celebra-se a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, cidade onde Ele se entrega por amor a todos nós, e se entrega a morte, e morte de cruz. E a Igreja Católica celebrou nesse domingo (13) o Domingo de Ramos, que deu início a Semana Santa do ano de 2025.
Em São Fidélis, as celebrações começaram cedo, às 9h da manhã com missas e procissões. A procissão realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Penha reuniu vários fiéis que percorreu um bom trajeto no bairro da Penha, percorreu as ruas Dr. Faria Serra, rua Leontina Guimarães Rios e, por fim, a rua da Igreja, a rua Antônio Xavier Maia.
Na Santa Missa os Evangelhos irão relatar que Jesus chegou montado em um jumento. Naquele tempo, os reis e guerreiros usavam cavalos como símbolo de poder e guerra. Jesus, ao escolher o jumento, revela que o Reino de Deus não se impõe pela forçam, mas chega com humildade, mansidão e paz. Era o cumprimento da profecia de Zacarias, que diz o seguinte: “Eis que o teu Rei vem a ti, humilde, montado num jumento” (Zc 9,9).
Ao entrar na cidade, o povo estende mantos no chão e agitam tamos, aclamando: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor!”. “Hosana” significa “Salva-nos”. As pessoas daquela época estavam reconhecendo em Cristo a esperança de um Salvador.
Durante essa semana, a Semana Santa, somos chamados a reviver, com fé, os últimos passos de Jesus na Terra: sua prisão, julgamento, morte e ressurreição. Tudo por amor a nós. O Domingo de Ramos nos ensina que a verdadeira fé não se limita a festas e aos aplausos, mas exige, portanto, coragem para estar com Cristo nos momentos de dor também.
Esse domingo, ou seja, o Domingo de Ramos, nos prepara para viver com intensidade os dias santos que estão por vir. Ele nos recorda que, como Maria, João e as mulheres que ficaram aos pés da cruz, também somos chamados a permanecer firmes com Jesus, confiando que, depois da cruz, vem a ressurreição.
Maria Vasconcellos, fiel da Igreja Nossa Senhora da Penha, diz o seguinte sobre o Domingo de Ramos: “para mim o domingo de Ramos marca o início da Semana maior, a semana santa, e é justamente o momento da entrada de Jesus em Jerusalém, então essa semana é de grande importância para nós católica, é uma semana de recolhimento e oração. Participo do domingo de Ramos não somente por ser um preceito cristão, mas sim porque reconheço a cada dia a grande importância da semana santa, que representa a morte e ressurreição de Jesus Cristo”.