Centro Terapêutico Pedro Machado completa um ano de atendimento em SJB
Dora Paula Paes 09/04/2025 18:05 - Atualizado em 09/04/2025 18:30
Há um ano espaço, em Atafona, era inaugurado
Há um ano espaço, em Atafona, era inaugurado / Reprodução
O Centro Terapêutico Pedro Machado, em Atafona, completa um ano nesta quarta-feira (9). A deputada estadual Carla Machado, ex-prefeita de São João da Barra, e idealizadora do espaço, comemorou as atividades do Centro que leva o nome do seu filho, morto em um acidente de carro em 2019. A instituição tem no seu cadastro, atualmente, cerca de 405 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com uma média de 100 atendimentos diários. O espaço passará por ampliação, também declarou a prefeita Carla Caputi, no evento, nesta tarde. 

"Um atendimento com muito carinho e profissionalismo", disse a deputada.
Carla é precursora no município, com ações voltadas para pessoas com deficiência. Há 30 anos, ela fundou Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e como prefeita também pautou ações para acolher esse público alvo. — Nós sabemos as dificuldades que as mães passam para buscar ajuda para seus filhos e o Centro Terapêutico Pedro Machado acolhe todas as famílias Atípicas, com suas equipes transdisciplinares — completa.

Na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a parlamentar também atua na defesa das pessoas com Autismo. A parceria com a prefeita Carla Caputi, na instituição do Centro Terapêutico Pedro Machado, também foi ressaltada pela deputada. "O centro foi sonhado por todos nós e concretizado pela prefeita Carla Caputi", disse.

No próximo dia 17, aniversário da deputada, de 60 anos, ela abriu convite para todos que quiserem comemorar com ela esta data que terá uma programação musical no Balneário de Atafona. Quem quiser contribuir com as ações realizadas pelo Centro Terapêutico Pedro Machado poderá trocar uma camisa-convite por uma lata de leite em pó ou uma caixa de chocolate.
Na festa, nesta tarde, música, ballet, pipoca, algodão-doce, cachorro-quente, refrigerante e um presente no primeiro aniversário do Centro Terapêutico Pedro Machado. A prefeita Carla Caputi anunciou que o espaço será ampliado. “São projetos assim que dão sentido à nossa vida. É um projeto que muda, transforma vidas. E já está autorizada a ampliação do Centro”, adiantou a prefeita. “Todos juntos fazem essa Casa acontecer. São raros os municípios do estado que fazem o que São João da Barra faz”, complementou a deputada.

A estrutura conta com uma equipe multidisciplinar formada por seis psicólogos, oito psicopedagogos, três neuropsicopedagogos, oito fisioterapeutas, quatro fonoaudiólogos, dois psicomotricistas, dois nutricionistas, três assistentes sociais e duas neuropediatras. Inaugurado em 9 de abril de 2024, o Centro tem 405 usuários em atendimento. Mensalmente são feitos 2.600 atendimentos. No total são sete especialidades terapêuticas, 50 profissionais, sendo 32 terapeutas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

    O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas