Pedro Henrique Figueiredo
- Atualizado em 28/04/2025 10:33
O conclave na Capela Sistin
/
Divulgação
O Conclave para eleger um novo Papa começará no dia 7 de maio de 2025. A data já foi definida pelos cardeais reunidos na quinta Congregação Geral nesta segunda-feira (28).
O colégio cardinalício é formado por 252 cardeais, sendo 135 eleitores aptos. Dois cardeais estariam doentes e não poderiam comparecer, isso diminui o número de votantes para 133. Têm direito de eleger o Papa os cardeais de 80 anos no momento da morte ou renúncia do Papa. Dos que podem votar, 80% foram criados por Francisco, 17% por Bento XVI e 3% por João Paulo II.
Todos os cardeais com menos de 80 anos são obrigados a participar do Conclave, a menos que estejam impedidos por doença ou outro impedimento mais grave.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disse em nota: “Como Igreja no Brasil, unamo-nos em oração por este momento tão importante para a vida da Igreja”.
O Brasil tem sete cardeais eleitores. O arcebispo de São Paulo (SP), Cardeal Odilo Pedro Shcerer; o arcebispo emérito de Brasília, Cardeal João Braz de Aviz; o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Cardeal Orani Tempest; o arcebispo de Salvador (BA), Cardeal Sergio da Rocha; o arcebispo de Brasília (DF), Cardeal Paulo Cezar Costa; o arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM) e o arcebispo de Porto Alegre (RS), Cardeal Jaime Spengler.