Pedro Henrique Figueiredo
- Atualizado em 28/04/2025 10:33
O conclave na Capela Sistin
/
Divulgação
O Conclave para eleger um novo Papa começará no dia 7 de maio de 2025. A data já foi definida pelos cardeais reunidos na quinta Congregação Geral nesta segunda-feira (28).
O colégio cardinalício é formado por 252 cardeais, sendo 135 eleitores aptos. Dois cardeais estariam doentes e não poderiam comparecer, isso diminui o número de votantes para 133. Têm direito de eleger o Papa os cardeais de 80 anos no momento da morte ou renúncia do Papa. Dos que podem votar, 80% foram criados por Francisco, 17% por Bento XVI e 3% por João Paulo II.
Todos os cardeais com menos de 80 anos são obrigados a participar do Conclave, a menos que estejam impedidos por doença ou outro impedimento mais grave.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disse em nota: “Como Igreja no Brasil, unamo-nos em oração por este momento tão importante para a vida da Igreja”.
O Brasil tem sete cardeais eleitores. O arcebispo de São Paulo (SP), Cardeal Odilo Pedro Shcerer; o arcebispo emérito de Brasília, Cardeal João Braz de Aviz; o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Cardeal Orani Tempest; o arcebispo de Salvador (BA), Cardeal Sergio da Rocha; o arcebispo de Brasília (DF), Cardeal Paulo Cezar Costa; o arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM) e o arcebispo de Porto Alegre (RS), Cardeal Jaime Spengler.
As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros