Um dos destaques é a oficina “Alimento é Vida”, que apresenta os benefícios de chás calmantes e alimentos que auxiliam na prevenção de quadros de depressão e ansiedade. Outra atração é a vivência “Escrita Terapêutica: Colocando emoções no papel”, que estimula o autoconhecimento e o alívio emocional por meio da escrita.
A programação inclui exposição com macromodelos do corpo humano, abordando os prejuízos causados pelo excesso de telas por meio de uma revista em quadrinhos da Turma da Mônica. A publicação, que é usada em ações de educação em saúde no estado do Rio, é fruto de uma parceria entre Sesc RJ e Instituto Maurício de Sousa (foto). Também haverá massoterapia; oficina de óleos essenciais; e a mostra “Relaxamento e Saúde”, voltada ao estímulo do autocuidado e à valorização de práticas de bem-estar. A palestra “É Preciso Saber Viver!” promoverá uma conversa direta com o público sobre os cuidados com a saúde mental.
"A escolha do tema deste ano reforça a urgência de discutir os efeitos do uso contínuo de telas sobre a saúde mental, especialmente em tempos de alta exposição tecnológica. Nosso objetivo é engajar a comunidade, sensibilizar formadores de opinião e ampliar o acesso a práticas de cuidado e prevenção. Ao promover ações educativas e integrativas, o Sesc reafirma seu papel na construção de uma sociedade mais saudável e informada", destaca Marcus Bezerra, gerente de Saúde do Sesc RJ.
SERVIÇO
Dia Mundial da Saúde no Sesc RJ – Etapa Campos
10 a 11 de abril
Sesc Campos
(Av. Alberto Torres, 397 - Centro)
Grátis
Livre
PROGRAMAÇÃO
10 e 11 de abril – 09 às 13h
Mesa expositiva – O prejuízo à saúde pelo excesso de uso de telas
Com macromodelos do corpo humano, serão dadas orientações sobre o uso excessivo de telas e o prejuízo na saúde, com revista em quadrinhos da Turma da Mônica.
10/04- 10h às 13h
Alimento é vida: Chás calmantes e alimentos que auxiliam na melhora da depressão e ansiedade
A oficina alimento é vida está relacionada à promoção da saúde e prevenção de doenças. Essas atividades educativas ajudam as pessoas a compreenderem melhor seus hábitos alimentares e adotarem escolhas mais equilibradas no dia a dia.
10/04 e 11/04 – 09h às 10h
Vivência escrita terapêutica: Colocando emoções no papel
Atividade visa a promover a saúde emocional e o autoconhecimento por meio da escrita, uma ferramenta poderosa para lidar com sentimentos, organizar pensamentos e aliviar tensões do cotidiano.
10/04 – 09h
É preciso saber viver!
Palestra sobre saúde mental conscientiza sobre a importância do cuidado com o bem-estar emocional e psicológico. Contribuirá para desmistificar os transtornos mentais, combater o preconceito e promover a busca por ajuda profissional quando necessário.
11/04 – 09h às 13h
Massoterapia
Além do relaxamento, é uma prática fundamental para a saúde física e mental. Incorporá-la na rotina pode contribuir significativamente para a qualidade de vida, prevenindo doenças e promovendo o bem-estar geral.
11/04 – 10h às13h
Oficina de óleos essenciais para saúde mental e física
Objetivos: Apresentar os benefícios dos óleos essenciais para a saúde mental e física; ensinar como utilizar os óleos de forma segura no dia a dia; demonstrar técnicas de aromaterapia para aliviar estresse, ansiedade e dores físicas; proporcionar uma experiência prática e sensorial com diferentes aromas.
11/04 – 09h às 13h
Exposição Relaxamento e Saúde
Promover a conscientização sobre a importância do relaxamento e das práticas de bem-estar para a saúde física, mental e emocional, mostrando como o autocuidado e o equilíbrio impactam positivamente na qualidade de vida.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
Cerimônia contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, a deputada federal Benedita da Silva, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, entre outras autoridades
O profissional de imprensa estava internado em uma unidade de saúde de Campos por causa de uma pneumonia
No final do evento, manifestantes esperavam com cartazes e gritos contra o presidente Lula e pedindo anistia aos condenados pela invasão aos prédios dos três poderes, em 8 de janeiro de 2023
Uma carreata deve acompanhar a comitiva do presidente, do aeroporto até a UFF
Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido