As denúncias incluem casos de alimentos impróprios, como carne estragada e ovos deteriorados servidos nas refeições dos trabalhadores, além de falhas nos equipamentos de refrigeração e falta de embalagens e utensílios adequados. Segundo o Sindipetro-NF, a higiene deficiente, com camarotes sujos e infestações de insetos em áreas de alimentação, também foi relatada, assim como problemas nos sistemas de vacu-flush, gerando desconforto e riscos à saúde dos trabalhadores.
De acordo com o sindicato, a situação, com o aumento da demanda por atendimento de saúde devido a esses problemas, levou até mesmo ao desembarque de uma enfermeira por exaustão. Ela teria, inclusive, desmaiado.
— Nós fomos surpreendidos pelos trabalhadores da P-53 através de uma denúncia de doenças transmitidas por alimentos. Isso demonstra como toda a parte de alimentação e hotelaria, para a qualidade de vida dos trabalhadores a bordo das plataformas, no Brasil, está degradada. Apesar de nós estarmos há mais de um ano conversando e debatendo com a gestão da Petrobras, até agora, mudanças efetivas não ocorreram — destaca Tezeu Bezerra, diretor do Sindipetro-NF.
De acordo com ele, os trabalhadores dessas áreas têm salários muito baixos e, muitas vezes, não há exigência de qualificação necessária. O Sindipetro não descarta começar uma mobilização. "A alimentação nas plataformas tem que ser digna", ressalta.
No ofício, o sindicato demanda a empresa que:
-Emita CATs (Comunicações de Acidente de Trabalho) para todos os trabalhadores afetados pela intoxicação alimentar.
-Emita CAT para a enfermeira desembarcada por exaustão.
-Abra uma comissão de investigação do surto, convidando o sindicato para participar.
-Cumpra o Parágrafo 6° da Cláusula 76 do Acordo Coletivo de Trabalho em Cabiúnas, garantindo qualidade na alimentação para todos os trabalhadores.
-Marque uma reunião urgente para discutir e implementar ações para melhorar a qualidade da alimentação na plataforma e demais bases da Petrobras.
"Com relação a P-53, a Petrobras atuou prontamente na normalização do fornecimento de suprimentos, afetado por dificuldades com contratos de hotelaria offshore. Uma equipe dedicada tem mantido contato direto com as empresas em busca de soluções e trabalha em conjunto para encontrar alternativas efetivas e estabilizar a situação, evitando a recorrência dos fatos", diz nota da estatal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado
A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso
O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local
Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto
Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas