O evento contou, ainda, com a presença de alunos e professores de escolas municipais próximas que foram convidadas para participar efetivamente do “Lagoar é Cuidar”: Escolas Municipais Conceição do Imbé, Ponta da Palha, Salvador Benzi, Fazenda Aleluia e Professora Ângela Maria do Amaral Carvalho.
“É muito importante as pessoas se conscientizarem da responsabilidade de cada um. O cuidado não é só do representante do município, do prefeito, de uma secretaria, mas de todos nós, pois queremos a nossa casa limpa. A gente quer fortalecer o conhecimento para todos, mas principalmente para as crianças, porque elas são multiplicadoras de informação”, explicou a primeira-dama Tassiana Oliveira.
“Cuidar do meio ambiente, especialmente da Lagoa de Cima, um ponto turístico importante para a economia, lazer e turismo dos campistas, também faz parte do trabalho humano e social. Com um lugar bem cuidado, as pessoas têm o que explorar, já que muitas famílias que moram aqui ou em localidades da região vivem da pesca”, explicou Rodrigo Carvalho.
Para a professora Lia Márcia Cordeiro Borges, que dá aulas na Escola Municipal Ponta da Palha, que fica em Lagoa de Cima, o projeto “Lagoar é Cuidar” veio para somar com as atividades que já são realizadas dentro do projeto pedagógico da escola para a proteção da Lagoa de Cima.
“Dentro do projeto já implantado na escola, fizemos uma apresentação de problema, que é o lixo, em que os alunos apresentaram soluções. A gente visitou pontos poluídos e fez coletas de lixo na orla da lagoa. Junto com o “Lagoar é Cuidar”, a gente quer despertar na criança que é moradora de Lagoa de Cima o amor pelo espaço. A gente deseja que a criança leve informações para a sua casa e seus familiares, já que muitos são pescadores. Preservar, reflorestar e cuidar da Lagoa de Cima é o que a gente deseja”, explicou a professora.
Através da Secretaria de Educação, o município já conta com o projeto Reciclar na Rede em 23 escolas municipais. O objetivo é promover a educação ambiental através da coleta seletiva, com foco na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; promover a inclusão social através da reciclagem; e maior conscientização dos alunos referentes à limpeza pública e a destinação correta dos resíduos gerados nas escolas, nas residências e nas vias públicas.
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