A cidade de Niterói, de tantos campistas, perdeu muito com a fusão RJ-GB
Saulo Pessanha 07/04/2025 12:26 - Atualizado em 07/04/2025 12:27
Os 50 anos da fusão RJ-GB mereceram poucas linhas nos jornais. Certamente porque tanto pelo lado de lá (antiga Guanabara) como pelo lado de cá (antigo Estado do Rio de Janeiro) não há contentamento com o processo imposto em 1975 pelo governo militar.
Efetivada, a fusão RJ-GB, com o decorrer dos anos, acabou não agradando aos dois lados. Inclusive, tempos mais tarde, o deputado campista Aluizio de Castro (falecido) levantou na Assembleia Legislativa um movimento pró-desfusão. A ideia não evoluiu.
A cidade de Niterói, que era a capital do antigo Estado do Rio de Janeiro, perdeu muito com a fusão. Assim é que o Fluminense, o seu principal jornal, resistiu o quanto pôde, mas acabou fechando.
O Fluminense foi um jornal centenário. Teve, inclusive, sucursal em Campos, no início dos anos 70. Era comandada pelo saudoso jornalista Martinho Santafé.
Ao perder o status de capital de estado e sendo convertida em sede de um município, Niterói, onde moram tantos campistas, vivenciou um processo de esvaziamento, sobretudo econômico.
Sobre o autor

Saulo Pessanha

saulopessanha@fmanha.com.br

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora

Caio: '"Wladimir com Eduardo Paes seria a chapa dos sonhos"

Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo

Inauguração do novo campus da UFF Campos é adiada pela segunda vez

Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia

Chuva forte atinge vários pontos de Campos na tarde desta quinta-feira

INMET emitiu um alerta amarelo de perigo em potencial para fortes chuvas em todo o estado do Rio de Janeiro