PRF realiza operação contra transporte remunerado irregular de passageiros
11/04/2025 12:37 - Atualizado em 11/04/2025 13:21
PRF realiza operação contra transporte remunerado irregular de passageiros
PRF realiza operação contra transporte remunerado irregular de passageiros / Divulgação PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, entre os dias 8 e 10 de abril, uma operação de fiscalização voltada ao combate do transporte remunerado irregular de passageiros nos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e Casimiro de Abreu. A ação resultou em mais de 500 autos de infração, recolhimento de 103 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e mais de 700 pessoas foram abordadas, além da remoção de 88 veículos por diversos motivos. Já apenas em Campos, uma operação do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) flagrou, nessa quinta-feira (10), cinco veículos praticando o transporte irregular de passageiros, as conhecidas “lotadas”.
A ação da PRF contou com a participação de policiais das 2ª, 3ª, 5ª e 8ª Delegacias da PRF no Rio de Janeiro e teve como foco principal coibir práticas ilegais no transporte intermunicipal, visando garantir a regularidade fiscal e a concorrência justa no exercício da atividade.
Durante os três dias de operação, os agentes fiscalizaram 617 veículos e abordaram 731 pessoas. Como resultado, foram lavrados 550 autos de infração e 103 CRLV foram recolhidos. Além disso, 88 veículos foram removidos ao pátio por motivos diversos.

A operação também resultou no combate a alguns ilícitos criminais, nos quais cinco pessoas foram detidas e encaminhadas à delegacia da polícia civil.

A atividade foi direcionada ao transporte irregular de passageiros dentro da circunscrição da 8ª Delegacia da PRF no Rio de Janeiro, em Campos dos Goytacazes (RJ). "A ação reforça uma das principais missões da PRF: salvar vidas e garantir a segurança no trânsito", diz a nota da polícia.
Em Campos, IMTT realiza operação para combater "lotadas"  
Cinco veículos foram flagrados em prática de transporte irregular de passageiros, as conhecidas “lotadas”, em Campos. As abordagens foram realizadas nessa quinta-feira (10), em operação do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). Dos cinco carros vistoriados, três estavam caracterizados como táxi. A operação contou com o apoio do Centro de Controle Operacional (CCO), por meio do monitoramento das câmeras de segurança. Diante da irregularidade, foram lavrados os autos de infração e efetuadas as apreensões dos veículos.

Uma das abordagens foi feita na área central, onde o condutor de um táxi, modelo Siena, foi flagrado aliciando passageiros e, em seguida, transportando quatro pessoas, o que caracterizou a atividade de transporte irregular. Além disso, segundo o IMTT, foi constatado que o veículo estava com o certificado vencido e com os pneus em estado avançado de desgaste. Na situação, foi lavrado o auto de infração correspondente e realizada a apreensão do veículo, conforme determina a Lei 12.468/2011.
  • IMTT realiza operação para combater "lotadas", em Campos

    IMTT realiza operação para combater "lotadas", em Campos

  • IMTT realiza operação para combater "lotadas", em Campos

    IMTT realiza operação para combater "lotadas", em Campos

Outro veículo apreendido na mesma operação foi um Chevrolet Corsa que também transportava quatro passageiros em forma de “lotada” e apresentava os pneus carecas. O veículo foi inicialmente abordado na Rua Sete de Setembro, porém, o condutor tentou evadir-se, sendo interceptado posteriormente na Rua Dionísio Antônio de Carvalho.

A operação também foi realizada na Avenida José Carlos Pereira Pinto, em Guarus, onde um Ford Fiesta fazia a “lotada”. Além desse veículo, dois táxis, um Ford Fiesta e um Chevrolet Classic, eram utilizados para o transporte irregular de passageiros.

O presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre os fiscais de trânsito e o CCO. “Essas operações são fruto do trabalho conjunto, utilizando os serviços de inteligência através do CCO conectados com os fiscais de rua”, comentou.
Com informações da Ascom da PRF e da Secom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Com presença de Lula, novo prédio da UFF Campos é inaugurado

    Cerimônia contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, a deputada federal Benedita da Silva, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, entre outras autoridades

    Morre Giannino Sossai, jornalista e radialista

    O profissional de imprensa estava internado em uma unidade de saúde de Campos por causa de uma pneumonia

    Apoiadores de Lula e Bolsonaro trocam provocações após inauguração do prédio da UFF

    No final do evento, manifestantes esperavam com cartazes e gritos contra o presidente Lula e pedindo anistia aos condenados pela invasão aos prédios dos três poderes, em 8 de janeiro de 2023

    Militantes preparam recepção para o presidente Lula em Campos

    Uma carreata deve acompanhar a comitiva do presidente, do aeroporto até a UFF

    Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

    Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido