Pedro Henrique Figueiredo
- Atualizado em 08/04/2025 12:55
Rito Ambrosiano, um dos ritos litúrgicos mais antigos
/
Redação MBC
A Semana Santa de 2025 está chegando, faltam poucos dias para esse tempo litúrgico e muitos católicos ainda não sabem o valor da Santa Missa ou ao menos o que é a Santa Missa, que tem um valor imenso para o cristão católico. A Missa podemos dizer que é a maior, a mais completa e a mais poderosa oração da qual o católico se dispõe. Na Santa Missa, Cristo é ao mesmo tempo vítima e sacerdote, se oferecendo a Deus para pagamento dos pecados, e aplicando a cada fiel Seus méritos infinitos.
Os quatro (4) fins principais da Missa:
Dar culto de adoração ao pai; agradecer os benefícios recebidos Dele; pedir-lhe perdão dos pecados que cometemos; implorar seus dons, graças e benefícios.
Durante a Missa, purgatório, céu e Terra se encontram!
Valor da Santa Missa:
Na hora da morte, as Missas a que tivermos assistido serão nossa maior consolação. O mérito da Missa é infinito, pois infinitos são os méritos de Jesus. Ele perdoa os nossos pecados veniais não confessados, mas arrependidos. Diminui o império de Satanás sobre nós e sufraga as almas do purgatório.
Uma só Missa a que houvermos assistido na vida nos será, então, a mais salutar do que muitas a que outros assistirão por nós mesmos, depois da morte, diminuindo nosso purgatório.
Santo Afonso diz em uma célebre frase: “As graças que não se alcançam na Missa dificilmente se obtêm fora dela. Muito grande é o poder dos pedidos feitos na Missa”.
Toda Santa Missa nos alcança um maior grau de glória no céu e nos atrai muitas graças e bênçãos temporais. Nos preserva, ainda, de muitas desgraças e nos fortalece contra as tentações. A benção do sacerdote é, portanto, ratificada nos Céus por Nosso Senhor.
Santo Cura D’Ars dizia: "Se conhecêssemos o valor da Santa Missa, que zelo não teríamos em participar dela".
O que é a Santa Missa?
A Santa Missa é a renovação incruenta do Sacrifício do Calvário. É o mesmo e o único Sacrifício infinito de Cristo na cruz do calvário, que foi solenemente instituído na ÚItima Ceia. É o Sacrifício do Corpo e Sangue de Jesus Cristo.
Renovação do Calvário
É a Celebração do Mistério Pascal de Jesus: Morte e Ressurreição!
Na Missa, Nosso Senhor Jesus se imola novamente para a nossa salvação, como Ele fez na cruz por nós, embora agora, sem sofrimento físico. Na Missa, há uma proibição de palmas, danças e gritos. Não podemos fazer na Missa NADA que não se faria na frente da Cruz de Cristo, enquanto crucificado, sofrendo por amor a nós.
Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido
Cerimônia contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, a deputada federal Benedita da Silva, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, entre outras autoridades