A Santa Missa como ela é
Pedro Henrique Figueiredo - Atualizado em 08/04/2025 12:55
Rito Ambrosiano, um dos ritos litúrgicos mais antigos
Rito Ambrosiano, um dos ritos litúrgicos mais antigos / Redação MBC
A Semana Santa de 2025 está chegando, faltam poucos dias para esse tempo litúrgico e muitos católicos ainda não sabem o valor da Santa Missa ou ao menos o que é a Santa Missa, que tem um valor imenso para o cristão católico. A Missa podemos dizer que é a maior, a mais completa e a mais poderosa oração da qual o católico se dispõe. Na Santa Missa, Cristo é ao mesmo tempo vítima e sacerdote, se oferecendo a Deus para pagamento dos pecados, e aplicando a cada fiel Seus méritos infinitos.
Os quatro (4) fins principais da Missa:
Dar culto de adoração ao pai; agradecer os benefícios recebidos Dele; pedir-lhe perdão dos pecados que cometemos; implorar seus dons, graças e benefícios.
Durante a Missa, purgatório, céu e Terra se encontram!
Valor da Santa Missa:
Na hora da morte, as Missas a que tivermos assistido serão nossa maior consolação. O mérito da Missa é infinito, pois infinitos são os méritos de Jesus. Ele perdoa os nossos pecados veniais não confessados, mas arrependidos. Diminui o império de Satanás sobre nós e sufraga as almas do purgatório.
Uma só Missa a que houvermos assistido na vida nos será, então, a mais salutar do que muitas a que outros assistirão por nós mesmos, depois da morte, diminuindo nosso purgatório.
Santo Afonso diz em uma célebre frase: “As graças que não se alcançam na Missa dificilmente se obtêm fora dela. Muito grande é o poder dos pedidos feitos na Missa”.
Toda Santa Missa nos alcança um maior grau de glória no céu e nos atrai muitas graças e bênçãos temporais. Nos preserva, ainda, de muitas desgraças e nos fortalece contra as tentações. A benção do sacerdote é, portanto, ratificada nos Céus por Nosso Senhor.
Santo Cura D’Ars dizia: "Se conhecêssemos o valor da Santa Missa, que zelo não teríamos em participar dela".
O que é a Santa Missa?
A Santa Missa é a renovação incruenta do Sacrifício do Calvário. É o mesmo e o único Sacrifício infinito de Cristo na cruz do calvário, que foi solenemente instituído na ÚItima Ceia. É o Sacrifício do Corpo e Sangue de Jesus Cristo.
Renovação do Calvário
É a Celebração do Mistério Pascal de Jesus: Morte e Ressurreição!
Na Missa, Nosso Senhor Jesus se imola novamente para a nossa salvação, como Ele fez na cruz por nós, embora agora, sem sofrimento físico. Na Missa, há uma proibição de palmas, danças e gritos. Não podemos fazer na Missa NADA que não se faria na frente da Cruz de Cristo, enquanto crucificado, sofrendo por amor a nós.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Pedro Henrique Figueiredo

    pedroferraz0307@gmail.com

    Mais lidas
    Militantes preparam recepção para o presidente Lula em Campos

    Uma carreata deve acompanhar a comitiva do presidente, do aeroporto até a UFF

    Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

    Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido

    Com presença de Lula, novo prédio da UFF Campos é inaugurado

    Cerimônia contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, a deputada federal Benedita da Silva, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, entre outras autoridades

    Felipe Melo visita CT e confirma projeto de reestruturação no Americano

    Representante do grupo Boston City, Renato Valentim também esteve presente

    Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

    Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora