Retrofit promete reaquecer o comércio na área central
- Atualizado em 30/12/2023 17:00
Apresentação do Retrofit 4.0 do Centro Histórico de Campos (Foto: Genilson Pessanha)
Apresentação do Retrofit 4.0 do Centro Histórico de Campos (Foto: Genilson Pessanha)
Em um ano de retomada econômica, após os efeitos da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Campos apresentou o projeto Retrofit 4.0, que promete reaquecer o comércio, com a revitalização e desenvolvimento do Centro Histórico.
A ideia é proteger o patrimônio histórico, urbanístico e ambiental do Centro, implementando intervenções que vão valorizar as potencialidades econômicas, culturais e turísticas, começando com o repovoamento da área central e com a criação de moradias de interesse social.
— É um projeto que visa dinamizar toda a questão comercial, turística, artística, cultural e de entretenimento, para que o Centro se desenvolva de outra forma, com outro olhar, trazendo, inclusive, a moradia para a área central para conquistar novamente a popularidade que o Centro tinha, tornando ele vivo e ativo em todas as suas ocupações diárias e noturnas — afirma o secretário municipal de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares, que, em dezembro, apresentou o projeto a representantes dos setores imobiliário e produtivo, deixando claro que a proposta está aberta a sugestões.
O plano prevê, por meio de isenções fiscais, a transformação de prédios comerciais em residenciais, atraindo pessoas para a principal área de comércio da cidade, revitalizando o Centro e movimentando a economia. Entre os benefícios estão a isenção do IPTU pelo prazo de cinco anos, após o habite-se, para novas habitações em prédios novos ou reconvertidos e isenção do ITBI por cinco anos, aplicável a imóveis que serão objeto de reconversão para uso residencial e para novas edificações de uso residencial ou misto. O projeto ainda prevê a redução na taxa de licença de obra para uso residencial.
— O Retrofit é muito importante, porque o comércio é um dos eixos do desenvolvimento econômico, pois representa 75% do emprego no Brasil. Retomar o Centro é retomar uma história. Com o projeto, vamos criar oportunidades para investimentos, levar mais movimento para o Centro e permitir que as pessoas tenham um lugar de lazer, um lugar para almoçar e para o setor de serviço — ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva.
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos até 31 de dezembro de 2023, Edvar Chagas Junior destaca que o Centro de Campos é uma referência importante para o setor produtivo. “Foi onde começou todo o comércio do município e é um latente empregador, gerando o desenvolvimento. A cada período, o Centro exige uma nova interferência, e eu tenho certeza que o plano que está sendo lançado vai tratar da valorização do patrimônio histórico do Centro e da volta do seu povoamento”, disse Edvar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Familiares mobilizam campanha para arrecadar doações para a campista Letícia Muylaert

    Jovem mãe de 30 anos enfrenta desafios após complicações de saúde; ela precisou amputar os braços e as pernas após uma sepse

    Wladimir anuncia que Juninho Jubiraca e Luciano RioLu vão assumir mandatos na Câmara

    Prefeito convenceu um vereador do PP e outro do PDT a assumir secretarias na Prefeitura, abrindo espaço para os suplentes

    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é internado no HFM

    A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"

    IMTT instala mais 50 pontos de fiscalização eletrônica em Campos

    A sinalização será iniciada nesta quinta-feira em 25 cruzamentos da cidade, em ambos sentidos das avenidas 28 de Março e Pelinca, além da rua Gil de Góis

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades