“No mês de setembro, um dos conteúdos trabalhados foi o Dia Nacional do Trânsito. Desde muito cedo devemos ensinar e conscientizar as crianças sobre a segurança no trânsito. E a criança é um passageiro, pedestre ou ciclista, sendo fundamental que entendam e transmitam a seus familiares tudo o que foi apreendido por eles na escola. Utilizei recursos muito simples para esta aula: exibi o vídeo educativo no Youtube da Turminha Querubim Toy - Brincando de trânsito, além de semáforo de papelão (cartaz), semáforo impresso, lanterna do celular, roda de conversa, música, atividades no caderno e impressa de colagem e pintura. Tudo muito simples, mas com muito empenho para que meus pequenos estudantes possam adquirir conhecimento”, comentou.
Para a orientadora pedagógica da Escola Municipal Professora Eunícia Ferreira da Silva, Valdea Paes, ensinar educação no trânsito é muito importante. “Desde cedo, a criança precisa saber como atravessar uma rua, reconhecer os sinais e placas de trânsitos, evitando, se tornar uma vítima de acidentes”.
Da mesma unidade, a professora Elizângela Caetano de Sousa, do 1º ano de escolaridade, acrescentou: “A educação para o trânsito transforma o comportamento, vivências e estimula hábitos para situações do cotidiano. É um processo contínuo, criando valores, como companheirismo, cooperação, tolerância e exercício da cidadania”.
Outras unidades, como as escolas municipais Athaíde Dias, Maria Lúcia, Sebastiana Machado da Silva, Pequeno Jornaleiro e Instituto Profissional São José, também prepararam momentos lúdicos com muita informação e orientação, tratando de direitos, deveres, consciência global, corporal e social, de forma bastante criativa e didática.