A Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade organiza evento institucional em parceria com a Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade e os Núcleos de estudos sobre Gêneros, Diversidade e Sexualidades (Nugedis) do Instituto Federal Fluminense. O evento é alusivo ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia será realizado de forma híbrida, com atividades on-line e presenciais, nos dias 14, 17, 18, 19, 20 e 31 de maio.
Acerca da importância do marco na luta contra o preconceito, o coordenador de Políticas Culturais e Diversidade, Jonas Defante, diz que “é no dia 17 de maio que comemora-se o momento histórico para o Movimento LGBT, quando no ano de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o termo homossexualismo da lista de distúrbios mentais do Código Internacional de Doenças. A partir deste momento, a homossexualidade perde o seu antigo sufixo “ismo”, o que caracterizava a orientação enquanto doença, deixando de ser considerada um desvio ou uma condição relacionada a alguma forma de patologia”.
Ainda sobre o evento, que reúne os Nugedis do IFFluminense, o coordenador aponta que a finalidade da celebração é permitir um ambiente de diálogo saudável que informe e sensibilize a comunidade externa e interna. “O evento abordará temas relacionados à rejeição, ao medo, ao preconceito, à discriminação, à aversão ou ao ódio (LGBTfobia), sobre a perspectiva da equidade, da diversidade, das oportunidades, da dignidade da pessoa humana e dos direitos humanos”, expõe Jonas.
A programarão do evento contará com palestras e debates on-line, festival de poesias e oficinas de artes visuais, jogos e teatro nos campi. Para conferir os detalhes da programação, nome dos participantes e campi envolvidos, acesse o Portal de Eventos do IFF.
O posto fica localizado na Avenida 28 de Março com Avenida José Alves de Azevedo, no Centro; A plataforma P-26 ficou à deriva após se soltar do terminal T-Mult, por conta dos fortes ventos em São João Barra
Em nota, Carlos Machado, disse que a unidade de saúde vive um momento decisivo de profunda reestruturação administrativa e financeira; ele ainda informou que busca soluções viáveis e sustentáveis para quitar as dívidas, entre elas, o salário dos médicos