Bandas voltam às praças de São João da Barra e Macaé
Matheus Berriel 16/10/2017 18:42 - Atualizado em 20/10/2017 17:06
Os amantes das bandas marciais, muitos tradicionais no Norte Fluminense, têm duas boas opções para curtirem o hobby nesta semana, em dois municípios da região. Na próxima quinta-feira (19), será realizada a segunda edição do Encontro Municipal de Bandas Escolares de Macaé. Já no sábado (21) e no domingo (22), acontecerá o Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas do Rio de Janeiro, em São João da Barra.
No encontro de Macaé, que começará às 8h, na praça Veríssimo de Mello, estarão presentes as bandas escolares Polivalente Anísio Teixeira, Paulo Freire, Carolina Curvelo Benjamim, Professor Jamil Andrade Dias (Generino Teotônio de Luna), Leonel de Moura Brizola, Jacyra Tavares Duval, Maria Isabel Damasceno Simão, Elza Ibrahim, Claudio Moacyr de Azevedo e Oscar Cordeiro. A abertura contará com participação da banda MPB Groove, formada por estudantes do Colégio Municipal Zelita Rocha.
Para fazerem parte do projeto “Bandas Escolares”, que está envolvido no festival macaense, os estudantes devem frequentar regularmente as aulas e apresentar bom rendimento escolar. Atualmente, cerca de 400 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos participam das corporações. Os ensaios acontecem em horários divergentes aos das aulas.
Em São João da Barra, no final de semana, a disputa terá 27 corporações fluminenses e também do Espírito Santo, servindo de seletiva para o Campeonato Nacional, marcado para os dias 9 e 10 de dezembro, em Aracajú, no Sergipe. As apresentações do Estadual serão na avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, no Centro da cidade, a partir das 14h, no sábado, e das 9h, no domingo. Haverá varias categorias: banda de tambor, banda de percussão marcial; banda de percussão sinfônica; fanfarra simples tradicional; fanfarra com gatilho; banda de percussão com instrumentos melódicos; banda marcial; banda musical e banda sinfônica.
A organização do Estadual é uma parceria entre o Conselho Municipal da Juventude e a Prefeitura de São João da Barra com a Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro (FFABERJ). De acordo com os organizadores, cerca de dois mil competidores participarão do campeonato.
— O evento fomenta a cultura local, com foco principalmente na juventude, e o turismo, já que atrai pessoas de várias cidades do Rio de Janeiro e também do Espírito Santo, que irão competir aqui em busca de uma classificação para o Nacional pelo fato de não ter naquele estado uma Federação de Bandas e Fanfarras — afirmou o músico e vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude, Fabiano Tavares.
Segundo Fabiano, a ideia inicial era de realizar apenas m encontro de bandas e fanfarras em São João da Barra, mas, após contato com a federação, a informação de que a sede do Estadual ainda não havia sido definida e o apoio dado pela Prefeitura, foi possível definir a realização do campeonato no município pela primeira vez.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Estrutura de posto de combustíveis desaba durante forte chuva em Campos

    O posto fica localizado na Avenida 28 de Março com Avenida José Alves de Azevedo, no Centro; A plataforma P-26 ficou à deriva após se soltar do terminal T-Mult, por conta dos fortes ventos em São João Barra

    Morre Giannino Sossai, jornalista e radialista

    O profissional de imprensa estava internado em uma unidade de saúde de Campos por causa de uma pneumonia

    Incêndio é registrado em plataforma na Bacia de Campos

    Um trabalhador caiu no mar, foi resgatado com queimaduras e encaminhado para receber atendimento médico; uma explosão aconteceu na plataforma

    Polícia apreende diversos materiais hospitalares em casa de ex-funcionário do HGG, em Campos

    O caso foi registrado na 146ª DP; a Polícia Civil ressaltou que a equipe foi acionada devido a uma denúncia da irmã do ex-funcionário

    Provedor da Santa Casa se pronuncia sobre falta de pagamento dos médicos da unidade

    Em nota, Carlos Machado, disse que a unidade de saúde vive um momento decisivo de profunda reestruturação administrativa e financeira; ele ainda informou que busca soluções viáveis e sustentáveis para quitar as dívidas, entre elas, o salário dos médicos