Família campista enfrenta longas filas por última homenagem ao Papa Francisco
O corpo do Papa Francisco começou a ser velado na Basílica de São Pedro em cerimônia aberta ao público nesta quarta-feira (23). Entre as milhares de pessoas que aguardam em longas filas para se despedir e prestar uma última homenagem ao Papa, está uma família campista: o oficial de Justiça Adriano Barros, a técnica judiciária Raquel Grain, sua esposa, e a filha Maria Clara. Eles chegaram à Roma no último domingo para ir à missa de Páscoa na Basílica Santa Maria Maggiore. Papa Francisco rezava sempre que chegava de viagens, nesta igreja.
Adriano conta que devido ao tamanho das filas, não conseguiu entrar na Basílica de São Pedro, onde o corpo será velado até a sexta-feira (25). "Não chegamos muito cedo e as filas estão muito grandes. Então, ficamos pela Praça São Pedro, mas muito atrás porque está tudo cercado para as filas. Vamos vir amanhã mais cedo", disse. Os campistas não têm a intenção de desistir de se despedir de Francisco.
A família recebeu com tristeza a notícia do falecimento do Papa, quando já estava na Itália. Segundo eles, a filha completou 15 anos recentemente e preferiu a viagem do que uma festa. "Ficamos tristes porque admiramos o Papa por sua humildade e pelo esforço em unir vários povos, terminar guerras e estreitar laços com outras religiões. Minha mãe faleceu em maio de 2024 e o Papa me lembrava muito ela pela sua fé em Jesus e pela doença que passaram antes do falecimento", afirmou Adriano, que conheceu a esposa Raquel participando de uma Pastoral Universitária, há 26 anos.
Na sexta-feira (25) haverá um último dia de velório aberto ao público e no sábado (26) o funeral está marcado para às 5h (horário de Brasília). Após o funeral, o Papa será sepultado em túmulo simples na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, por sua devoção à Virgem Maria.
O Papa Francisco morreu aos 88 anos na segunda-feira (21). O Vaticano informou que o papa sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível.