A Fundação Benedito Pereira Nunes recebeu, nesta sexta-feira (04), uma Reunião Multifundacional com o Promotor de Justiça Dr. José Marinho Paulo Júnior, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Fundações do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O encontro teve como objetivo promover o diálogo coletivo sobre as iniciativas das fundações para o biênio 2025-2026.
A proposta da reunião foi fomentar a aproximação entre as fundações regionais e setoriais e, também, com o Ministério Público, promovendo um ambiente de cooperação e desenvolvimento institucional. Durante o encontro, o Promotor José Marinho apresentou sugestões valiosas, como a possibilidade de integração de ações entre as fundações, por meio de parcerias multifundacionais. Também foram esclarecidas dúvidas levantadas pelos representantes, abordando temas como contabilidade institucional, alteração estatutária, prestação de contas e gestão patrimonial. “Desde que assumi a promotoria, tenho buscado estar próximo das gestões, para que possamos, juntos, fortalecer o sistema fundacional”, destacou o Promotor.
O presidente da FBPN, Dr. Geraldo Venâncio, agradeceu a visita do Promotor e ressaltou a importância da atuação próxima e colaborativa da Promotoria de Justiça. “É uma imensa satisfação receber o Dr. José Marinho, em nossa instituição, assim como os demais representantes das fundações da região. A presença do Ministério Público é essencial para orientar e fortalecer o desenvolvimento responsável das instituições”, afirmou.
Estiveram presentes no evento: Dr. Geraldo Venâncio, presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes; Marcelo Arêas, conselheiro da Fundação CDL; Júlio César Tinoco, vice-presidente da Fundação Cultural de Campos; Dídimo Ribeiro Gomes, presidente da Fundação Cultural e Social Dídimo Ribeiro Gomes; Maximiliano Barreto da Silva, presidente da Fundação Educacional e Cultural Santo Ignácio de Loyola; Jader Almeida da Silva, presidente da Fundação Educacional e Cultural São José; Leonardo Castro de Abreu, vice-presidente da Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional; e Romilda Suinka de Campos, superintendente da Fundação Pró-IFF. Também participaram, diretores da FBPN, HEAA, CSEC e da FMC, além de professores e colaboradores.