Júlia Alves
04/04/2025 11:12 - Atualizado em 07/04/2025 09:43
Buracos e crateras nas ruas dos bairros de Nova Brasília e do Parque Esplanada, em Campos
/
Reprodução Nova Brasília em Ação | Júlia Alves
Moradores dos bairros Nova Brasília e Parque Esplanada, em Campos, têm enfrentado dificuldades em relação a infraestrutura das ruas e o risco de acidentes devido aos buracos e crateras espalhados pelas vias. Apesar dos reparos feitos pela prefeitura, moradores relataram que os buracos voltam a se abrir ou novos surgem em pouco tempo, mantendo o problema sem solução, o que tem levantado questionamentos pela população sobre a eficácia das medidas adotadas. Em nota, a Secretaria de Obras e Infraestrutura informou que algumas ruas desses bairros já estão na programação para receber obras de reparos.
A moradora de Nova Brasília, Sandra Ferreira, circula diariamente de bicicleta pelo bairro e enfrenta alguns desafios para realizar seus trajetos. Ela relata que as más condições das ruas são prejudiciais tanto para ciclistas quanto para motoristas. Em frente à residência dela há um buraco que, segundo Sandra, foi coberto com areia por vizinhos na tentativa de minimizar o problema. Ela destacou ainda que no período da noite é mais difícil visualizar os buracos nas ruas para desviar, aumentando a preocupação com possíveis acidentes.
“A cada dia que passa vem aumentando mais as condições de buraco no bairro. Eu venho pedir o reparo dos buracos para o bem-estar da população. Daqui a pouco vão vir as chuvas e isso pode prejudicar muito mais, aumentando esses buracos nas ruas. Eu já presenciei um carro caindo no buraco. A pessoa não se feriu, mas o carro ficou com danos. É complicado porque algumas pessoas têm que desviar de buraco e as vezes acaba quase batendo em um carro, moto ou em pedestre”, disse.
Estão circulando, nas redes sociais, vídeos onde moradores registram os buracos e até mesmo crateras que se formam nas ruas, muitas delas sem nenhum tipo de sinalização, outras com sinalização improvisada com pedaços de madeira e galhos. As imagens mostram a situação da rua Pedro Roque em cruzamento com a rua Projetada A, no Parque Esplanada. De acordo com o relato do morador que gravou o vídeo, nesse trecho teria sido realizado um serviço na tubulação e, com o passar dos meses, as crateras se abriram novamente. Nas imagens ainda é possível ver duas crateras em poucos metros na mesma rua, sem sinalização.
Buracos e crateras nas ruas dos bairros de Nova Brasília e do Parque Esplanada, em Campos
/
Reprodução Nova Brasília em Ação/Instagram
A equipe de reportagem da Folha esteve nos bairros citados nesta semana e flagrou uma cratera na rua Gregório Marcolino Rosa, apontada pelos moradores com o nome de rua Projetada A também. De acordo com as pessoas que moram nessa região esse problema é recorrente no local. Um comerciante comentou que a rua passa por reparos ocasionalmente, mas os buracos voltam a se abrir em pouco tempo.
Buracos e crateras nas ruas de Nova Brasília e do Parque Esplanada, em Campos
/
Júlia Alves
David Barcellos é morador do bairro Pecuária, mas passa pelos bairros mencionados com frequência. Ele acredita que um dos fatores que contribuem para as crateras abertas é a realização de serviços na rede de água. De acordo com David, a empresa Água dos Paraíbas abre frequentemente o asfalto para realizar reparos em tubulações, fazer novas ligações de água ou cortes de fornecimento. No entanto, ele afirma que, após o serviço, o local é coberto apenas com areia, sem qualquer tipo de sinalização, e que com o tempo, as crateras voltam a se abrir.
"Eles fazem o serviço e aí fica meses para tapar, e depois quando tampam, as crateras se abrem novamente", critica. "Os bairros estão parecendo a lua", brincou.
Em nota, a concessionária Águas do Paraíba informou que uma equipe técnica será enviada ao local para verificar a situação relatada pelos moradores. "A concessionária reforça seu compromisso com a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário e seguirá acompanhando a denúncia para adotar as medidas necessárias", finaliza a nota.
David ainda relatou o acidente que presenciou na tarde da última segunda-feira (31) envolvendo uma criança. Segundo ele, um carro passava pela rua Alan Kardec e uma criança que estava de bicicleta foi desviar do veículo, que iria desviar da cratera aberta no cruzamento dessas ruas. Ela acabou caindo no chão enquanto a bicicleta caiu dentro do buraco. Apesar do susto, a criança não se feriu gravemente.
Buracos e crateras nas ruas dos bairros de Nova Brasília e do Parque Esplanada, em Campos
/
Reprodução Motos Roubadas Campos/Instagram
David também contou que esse não é um caso isolado. Ele já presenciou outros acidentes no mesmo local e, recentemente, um carro caiu nessa cratera. Porém, nessa quinta-feira (3), ele relatou que a cratera foi fechada, como mostra um vídeo gravado por ele e divulgado nas redes sociais. “Foi solucionado o problema, taparam o buraco aqui, obrigado ao pessoal que fez o reparo”, agradece.
Além disso, a equipe flagrou diversos outros buracos pelos bairros, mas também foi possível observar que alguns haviam sido tapados recentemente. Em nota, a Secretaria de Obras e Infraestrutura informou que a rua Pedro Roque na esquina com a Rua Projetada A e Projetada B já está na programação para receber obras de reparos. O órgão ainda apontou uma possível causa para o surgimento das crateras nas vias.
Buracos e crateras nas ruas dos bairros de Nova Brasília e do Parque Esplanada, em Campos
/
Júlia Alves
“Técnicos tem verificado que o surgimento de buracos, em sua maioria, tem como causa, o surgimento de fojos (afundamento da base das ruas) em decorrência de danos nas galerias pluviais (que drenam águas das chuvas) e, também, nas galerias de coleta de esgoto. A principal causa dos danos são ligações clandestinas de esgoto de residências e estabelecimentos comerciais. Tais ligações realizadas de maneira irregular causam vazamentos que ‘amolecem’ o solo. O solo encharcado permite que o peso da base da rua e da pavimentação desloque as manilhas ou provoque fissuras na tubulação de PVC da galeria de esgoto e, assim, surjam buracos”, pontua a nota.
O órgão disse ainda que a prefeitura tem investido frequentemente nos reparos das galerias de drenagem e nos reparos nos pontos das vias onde eles surgem e informou que também aciona a concessionária Águas do Paraíba quando o problema acontece na rede de coleta de esgoto sanitário. “Os buracos, recentemente verificados no Parque Esplanada, ocorrem devido problemas na rede de coleta de esgoto e já foi comunicado à concessionária com pedido de providências”, informou.
A secretaria disse ainda que, neste momento, estão sendo feitos levantamentos para definir o quantitativo de materiais necessários para os reparos em Nova Brasília e em outras ruas do Parque Esplanada.
Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo
Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia