Campos participa do lançamento do programa Capacit Mulher no Rio
05/02/2025 19:49 - Atualizado em 05/02/2025 20:10
O município de Campos participou, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (4), do lançamento do Programa Capacit Mulher 2025, um programa inovador para fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres nos 92 municípios do Rio de Janeiro e que tem objetivo de qualificar servidoras e servidores que atuam nas políticas para as mulheres. De Campos, estavam a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana; a supervisora de Políticas para as Mulheres, Luciana Monteiro; e a supervisora da Casa da Mulher Benta Pereira, Gerlane da Conceição Silva. 
Até o momento, mais de 400 pessoas estão inscritas. Ao todo, cerca de 64 representantes de diferentes equipamentos de Campos fizeram inscrições, entre eles, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim); Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista; Casa Benta Pereira; Guarda Municipal visando a Ronda Maria da Penha; técnicas que atuam na Sala Lilás do Posto Regional de Polícia Técnica e Científica (PRPTC), onde funciona o Instituto Médico Legal (IML) do município; Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, e OAB Mulher.
As inscrições seguem abertas, mas com poucas vagas, conforme adiantou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar. As aulas serão online, com 160 horas de conteúdo divididas em três cursos, de três módulos cada, e haverá também três encontros presenciais regionais para troca de experiências e construção de práticas adaptadas às realidades locais.
Também participaram a primeira-dama do Estado, Analine Castro; a presidente do Instituto Yduqs, Cláudia Romano; a prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler; a vice-prefeita de Nova Iguaçu, Roberta Lucia de Souza Teixeira; a Juíza da comarca de Rio das Flôres, Dra. Katerine Nygaard, e a triatleta Fernanda Keller, triatleta brasileira, especialista em corridas de longas distancias. Keller foi seis vezes terceira colocada no Ironman Hawai, entre outras autoridades.
“É sempre uma alegria nos reunirmos em prol de políticas públicas para mulheres e estarmos em constante capacitação para aperfeiçoarmos nossos conhecimentos. O Capacit Mulher 2025 já é um sucesso com a proposta que apresenta e estamos felizes com essa conquista porque é mais uma demonstração de que a rede de proteção à mulher está conectada”, afirma a subsecretária municipal de Campos, Josiane Viana.
Os cursos são estruturados em 9 módulos, com temas como Políticas públicas e autonomia econômica; Enfrentamento à violência contra as mulheres; e Estudos de caso para soluções práticas em cada município. “O Capacit Mulher já nasce vitorioso com mais de 400 gestores de políticas públicas para mulheres, de desenvolvimento social e direitos humanos inscritos. O importante é que a gente tem a presença maciça dos 92 municípios do nosso estado. Hoje, foi nossa aula inaugural. Eu estou muito feliz e grata pela presença física e on-line em relação ao nosso curso Capacit Mulher”, disse a secretária de Estado da Mulher, lembrando que restam poucas vagas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas