Estado entrega ambulâncias para implementar Samu no Noroeste Fluminense
- Atualizado em 07/03/2023 10:17
Entrega de ambulâncias
Entrega de ambulâncias / Divulgação
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) entregou, nessa segunda-feira (06), 15 novas ambulâncias a 13 cidades no Noroeste Fluminense para a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região. A cerimônia aconteceu no Mercado Produtor de Itaperuna. A ação faz parte do projeto “Samu 100% RJ”, que irá disponibilizar 249 veículos a todos os 92 municípios, além de repassar integralmente o valor de custeio do serviço por um ano aos municípios que estão implantando o atendimento. Desde janeiro, o projeto já distribuiu 160 ambulâncias para 50 municípios.

— Sabemos das necessidades da região, que é a mais distante da capital e uma das mais extensas também. Nossa equipe se dedicou para fazer a maior aquisição de ambulâncias com UTI da história do SAMU para dar suporte avançado à vida. Nas 32 cidades que ainda não possuem os veículos, iremos implementar o serviço e dobraremos o valor do custeio. O Governo do Estado vai bancar o valor e queremos ver as ambulâncias circulando, indo até a casa das pessoas e salvando vidas — ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho, que representou o governador Cláudio Castro e o vice-governador Thiago Pampolha, em Itaperuna.

O custeio do SAMU é tripartite, mas desde o ano passado, a SES-RJ dobrou o valor pago, cobrindo a parcela do estado e também a dos municípios. Este ano, para possibilitar a implantação do SAMU onde ainda não há o serviço, a SES-RJ vai pagar 100% do custeio por um ano, até que o município consiga a habilitação e financiamento do Ministério da Saúde.

Nessa segunda-feira, foram entregues três ambulâncias para Itaperuna, e uma para cada um dos seguintes municípios: Varre-Sai, Porciúncula, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muriaé, Miracema, São José de Ubá, Italva, Santo Antônio de Pádua, Cambuci, Aperibé e Itaocara.

A SES-RJ investiu R$ 87,4 milhões na renovação e ampliação da frota do Samu em todo o estado. Na Região Noroeste, R$ 64,7 milhões foram investidos na construção, reforma, ampliação e aquisição de equipamentos para unidades de saúde em Aperibé, Cardoso Moreira, Miracema, Santo Antônio de Pádua e Varre-Sai.
Fonte: Saúde-RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

    O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas