Frota de ônibus em Campos deve aumentar em até 40%
Dora Paula Paes - Atualizado em 20/08/2022 10:13
Vans no Centro refletem em ônibus
Vans no Centro refletem em ônibus / Rodrigo Silveira
As medidas para socorrer o setor de transporte de Campos ainda não foram de fato efetivadas. As empresas do setor de transporte coletivo aguardam o subsídio emergencial do óleo diesel, que vai abastecer ônibus e vans e dará um fôlego a mais. O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) assinou há dez dias contrato com a empresa que irá credenciar os postos de combustíveis para fazer o abastecimento e irá permitir o aumento da frota de ônibus de 30 a 40%. Na outra ponta, a população ainda aposta em ações como fechar rodovias para que seja lembrada. E a Prefeitura deu uma resposta à população das localidades de Lagoa de Cima e Imbé, com ocupação das linhas pela empresa São Salvador, na semana passada.
O IMTT informa que além da assinatura com os postos, também, está assinando as licenças para leitura das informações do sistema de GPS instalado em cada veículo das concessionárias e dos permissionários para o controle do cumprimento da prestação de serviço à população.
A subvenção da Prefeitura será de caráter excepcional até o dia 31 de dezembro de 2022. No período, o quantitativo de óleo diesel a ser distribuído aos operadores do sistema será de até 1.968.511 litros. Já as despesas decorrentes serão cobertas por dotação orçamentária da fonte de recursos dos royalties.
“Para dar celeridade, o IMTT já está credenciando os veículos (ônibus e vans) junto à empresa que irá credenciar os postos de combustíveis para o fornecimento do cartão para cada operador do sistema. Com isso, a previsão é para a próxima semana o início efetivo do programa do subsídio”, antecipou Nelson Godá.
O presidente do IMTT explicou que com a subvenção do óleo diesel, a empresa São Salvador, que hoje atende a localidade de Serrinha em caráter emergencial, irá ampliar os itinerários para Lagoa de Cima, Rio Preto, Imbé e Sentinela do Imbé. “Com relação a Sentinela do Imbé, depois de 8 anos que a localidade passará a ter uma linha regular”, disse Nelson Godá, informando que o benefício, ainda, permitirá a redução de tarifas para algumas regiões do município, entre elas, Farol de São Tomé.
Ainda, na quarta-feira (10), a Prefeitura habilitou o consórcio que venceu a licitação para instalação das estações de integração do transporte. O próximo passo é a homologação e assinatura do contrato. “As estações serão construídas em áreas após estudos técnicos preliminares realizados por engenheiros do IMTT e da Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, visando facilitar o trânsito, o deslocamento dos operadores (ônibus e vans) e beneficiar, principalmente, toda a população. Serão três estações: uma em Donana, na Baixada Campista; outra em Ururaí; e uma em Travessão”, informou Godá.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

    O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas