Crianças autistas vão participar de remada inclusiva em Lagoa de Cima
Matheus Mesquita 12/04/2025 08:38 - Atualizado em 12/04/2025 12:16
Lagoa de Cima
Lagoa de Cima / Divulgação
O clube de canoa havaiana de Campos, Kalani Vaa Team, realizará neste domingo (13) uma remada especial dedicada a pessoas autistas, com o objetivo de proporcionar uma experiência acolhedora e inclusiva. O evento não terá valor cobrado para os remadores (remada gratuita), e será realizado na base da Kalani, na Lagoa de Cima, situada na Toca do Tatu (Restaurante), e está marcado para as 10h. O evento é destinado as crianças de cinco anos, ou com estatura mínima de 30kg.

João Paulo Guimarães, estudante de educação física, remador, que tem a função operacional (instruções e treinos), infraestrutura e marketing no clube, falou que o objetivo principal do evento é a conscientização sobre a importância de incluir pessoas, principalmente crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), para a prática de um esporte que possui poder de transformação devido à imersão promovida através do contato com a natureza. "Por ser um esporte que promove bastante acessibilidade, tanto para atletas, pessoas sedentárias ou sem experiência com esportes, nada mais justo que aproveitarmos o dia mundial de conscientização do TEA (2 de abril) para chamar essa atenção das pessoas", disse João Paulo.

O remador relatou que a ideia de realizar o evento veio como uma maneira de escalar uma ação que foi feita no ano passado com uma criança autista, filho de uma remadora do clube, onde o garoto não só gostou da experiência, como também ajudaram a construir uma memória inesquecível para ele e sua família. João Paulo falou que é a primeira vez que o evento é realizado para este público-alvo, apesar de já terem atendido outras crianças no espectro em outras ocasiões.
"Em contato com mães/remadoras, entendemos que há uma certa dificuldade em tirar essas crianças de casa para fazer uma atividade diferente, então a canoa vem preencher essa lacuna, quem sabe não vira um evento de agenda fixa recorrente?!", complementou o instrutor sobre a ideia do evento.

Segundo o estudante de educação física, todas as crianças de cinco anos, ou com estatura mínima de 30kg, podem participar, e é importante que um responsável acompanhe a criança para deixá-la mais confiante. "Apesar de ser voltado para crianças no espectro, também são bem-vindas crianças neurotípicas, pois nosso intuito de fato é a inclusão, e não a segregação", finaliza João Paulo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Com presença de Lula, novo prédio da UFF Campos é inaugurado

    Cerimônia contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, a deputada federal Benedita da Silva, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, entre outras autoridades

    Morre Giannino Sossai, jornalista e radialista

    O profissional de imprensa estava internado em uma unidade de saúde de Campos por causa de uma pneumonia

    Apoiadores de Lula e Bolsonaro trocam provocações após inauguração do prédio da UFF

    No final do evento, manifestantes esperavam com cartazes e gritos contra o presidente Lula e pedindo anistia aos condenados pela invasão aos prédios dos três poderes, em 8 de janeiro de 2023

    Militantes preparam recepção para o presidente Lula em Campos

    Uma carreata deve acompanhar a comitiva do presidente, do aeroporto até a UFF

    Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

    Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido