
“Apesar dos recentes aumentos de preço, o valor do conjunto dos alimentos básicos acumulou deflação no Rio neste ano, uma queda de 3,3%, assim como na média nacional, que caiu 4,5%. Um alívio no bolso da parcela mais carente da população carioca, que gasta maior parte de sua renda no consumo de alimentos”, destaca o consulto de economia da Asserj.
As chuvas e altas temperaturas prejudicaram as lavouras de batatas, impactando na alta do preço. O bom ritmo das exportações e o período entressafra contribuíram para a alta do arroz agulhinha. Já a carne bovina, o bom desempenho das exportações resultou em menor disponibilidade interna, o que resultou em preços mais elevados. Alguns itens, no entanto, tiveram redução. O calor excessivo fez com que alguns frutos maturassem mais rápido. A queda nas exportações brasileiras fez com que o preço do café caísse. Já o leite integral também teve uma queda devido ao aumento das importações.
Ciente do impacto das compras de supermercado no orçamento familiar, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro listou uma série de estratégias para economizar sem abdicar da qualidade à mesa.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
Cerimônia contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, a deputada federal Benedita da Silva, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, entre outras autoridades
O profissional de imprensa estava internado em uma unidade de saúde de Campos por causa de uma pneumonia
No final do evento, manifestantes esperavam com cartazes e gritos contra o presidente Lula e pedindo anistia aos condenados pela invasão aos prédios dos três poderes, em 8 de janeiro de 2023
Uma carreata deve acompanhar a comitiva do presidente, do aeroporto até a UFF
Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido