
A apresentação da banda católica Vida Reluz está mantida, mas outros shows musicais e demais atividades recreativas, esportivas e culturais foram suspensas por decisão da Diocese de Campos e da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, responsável pelo evento, devido à morte do Papa Francisco, na última segunda-feira (21).
Entoando cantos e orações, em um ambiente de pura religiosidade e fé, os cerca de mil fiéis seguram velas que se destacam no escuro do início da noite durante a Romaria Luminosa, que reforça a tradição da festa. A procissão saiu da Praça da Igreja Matriz de São João Batista, na sede, e o cortejo com a imagem da Santa percorreu o trajeto de quatro quilômetros até o Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Atafona.

“Em 2016 a imagem de Nossa Senhora da Penha passou por restauração durante um ano e, para conduzi-la de volta ao santuário, na festa do ano seguinte, surgiu a ideia da primeira romaria, que repetimos em 2018 e acabou integrada à programação da festa. Para nós foi uma grande satisfação, porque apoiamos toda manifestação que colabore para a renovação e o fortalecimento da fé e religiosidade do povo”, destacou o presidente da Irmandade Nossa Senhora da Penha, Adyvan Pedra.
Neste sábado, um dos destaques é o sobrevoo com a imagem peregrina sobre o município, a partir das 14h, com chegada ao Santuário prevista para às 16h. No dia seguinte, a Procissão Fluvial, entre 15h e 17h, é uma das atrações mais aguardadas. “Temos a participação de 25 a 30 barcos, devidamente enfeitados, conduzidos por seus pescadores, transpor-tando a imagem da Santa”, disse Adyvan.

Na segunda, último dia da festa, o ponto alto da celebração é a tradicional Procissão Terrestre de Nossa Senhora da Penha pelas ruas de Atafona. “Após a missa campal no final da manhã, a tradicional procissão atrai mais de 20 mil fiéis não só de São João da Barra, mas também dos municípios da região, incluindo autoridades religiosas, civis e militares. É o ápice da celebração desta que é a maior expressão de fé de todo o interior do Estado do Rio de Janeiro”, conclui o presidente da Irmandade Nossa Senhora da Penha.
*26/04 (Sábado)
09h - Curso de Batismo
10h -Batizados
14h - Sobrevoo com a imagem peregrina sobre o Município de São João da Barra
16h - Chegada da imagem peregrina ao Santuário
18h - Santo Terço e Ladainha
18h45 - 7º Dia do Oitavário
19h30 - Santa Missa celebrada pelo Pe. Filipe Menengate
*27/04 (Domingo)
08h - Santo Terço e Ladainha
10h - Santa Missa em Ação de Graças pelo Dia da Divina Misericórdia celebrada pelo Reitor Pe. Michael Bruno Amaral Cunha
11h - Batizados
15h - Saída da Procissão Fluvial
17h - Chegada da Procissão Fluvial e coroação.
18h30 - 8º dia do Oitavário
19h - Santa Missa celebrada pelo Pe. Romário Campos
00h - Acolhida festiva do dia dedicado à Padroeira
*28/04 (Segunda-feira)
05h - Alvorada
06h - Santa Missa da Aurora de Nossa Senhora da Penha celebrada pelo Reitor Pe Michael Bruno Amaral Cunha e concelebrada pelo Pe Romário Campos
10h - Solene Missa Campal celebrada pelo Revmo. Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco Ferrería Paz em ação de graças pelo dia maior dedicado a Nossa Senhora da Penha.
17h - Tradicional Procissão Terrestre de Nossa Senhora da Penha, percorrendo as principais vias da Praia de Atafona, acompanhada pelos inúmeros devotos e autoridades religiosas, civis e militares.
20h30- Cerimônia de Coroação de Nossa Senhora da Penha.
21h30 - Vida Reluz
23h45 - Solenidade da descida do Quadro de Nossa Senhora da Penha
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado
Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto
A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento
Decisão é referente à ação do MPRJ para debelar o suposto estado de abandono do patrimônio histórico
De acordo com o SindhNorte, o atraso dos repasses se acumularia desde 2016; Secretaria de Saúde diz que não há comprovações de dívida da atual gestão