Café Literário: Escritora de Macaé foca na infância empática
Dora Paula Paes 26/04/2025 11:13 - Atualizado em 26/04/2025 11:13
Reprodução
Uma reflexão sobre empatia e comunicação na infância com obra de Gabriela Oliveira é a proposta do Café Literário, no Solar dos Mellos, em Macaé, na segunda-feira (28). O evento é promovido mensalmente pela Secretaria Municipal de Cultura. No encontro a escritora e professora Gabriela Oliveira irá apresentar seu livro infantil “A Turma do Dino: Aprendendo a Comunicar sem Ferir”, a partir das 19h. O evento é gratuito.

A atividade acontece na sede cultural localizada na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro. O evento visa promover a valorização da literatura como ferramenta de transformação social e cultural, além de incentivar o debate sobre temas atuais por meio da leitura.

Para a secretária de Cultura, Waleska Freire, o Café Literário tem se firmado como uma oportunidade de diálogo e aprendizado. “O Café Literário tem se consolidado como uma plataforma de valorização da literatura e de encontros transformadores. Ao abordar um tema tão atual, o evento da próxima segunda-feira reforça nosso compromisso com uma cultura que educa, acolhe e inspira”, destacou.

No centro das atenções estará a obra infantil escrita por Gabriela, que utiliza o universo lúdico dos dinossauros para abordar a importância da comunicação empática desde a infância. Com ilustrações cativantes e uma narrativa acessível, o livro acompanha a jornada da Turma do Dino, que, sob a orientação da Sra. Triceratops, descobre como as palavras podem impactar os sentimentos do outro — tanto de forma positiva quanto negativa. A história estimula o autoconhecimento e o respeito ao próximo.
A proposta é despertar nas crianças o entendimento de que a forma promovida na comunicação pode construir ou machucar. Além de escritora, Gabriela Oliveira é professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal Paulo Freire e também atua na rede estadual como formadora no Polo de Formação do CIEP 393, na Aroeira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Prefeitura de Quissamã é condenada a pagar R$ 100 mil por falta de preservação do Complexo de Machadinha

    Decisão é referente à ação do MPRJ para debelar o suposto estado de abandono do patrimônio histórico

    Sindicato dos hospitais alega atrasos de R$ 100 milhões e Prefeitura reafirma que repasse está em dia

    De acordo com o SindhNorte, o atraso dos repasses se acumularia desde 2016; Secretaria de Saúde diz que não há comprovações de dívida da atual gestão