"Rio, Negro", da Quiprocó Filmes, será exibido no 37º Festival Cinélatino de Toulouse, na França
28/03/2025 14:03 - Atualizado em 31/03/2025 16:01
A exibição será nesta sexta-feira, em Toulouse, na França
A exibição será nesta sexta-feira, em Toulouse, na França / Foto: Divulgação
O filme “Rio, Negro”, da Quiprocó Filmes, foi selecionado para a mostra “Panorama das Associações” do 37º Festival Cinélatino, um dos mais importantes festivais de cinema da Europa, que acontecerá na cidade de Toulouse, na França. A exibição será nsta sexta-feira (28), às 19h30, e contará com a presença dos diretores e roteiristas do filme, Fernando Sousa e Gabriel Barbosa e da diretora de fotografia, Laís Dantas.

Além de um dos mais importantes e mais antigos eventos dedicados ao cinema latino-americano na Europa, o Cinélatino promove e celebra a diversidade cultural e artística da América Latina, proporcionando uma oportunidade para cineastas da região apresentarem seus filmes a um público internacional. Além disso, o Espaço da Diversidade proporciona o estabelecimento de laços e cooperação entre artistas e organizações que trabalham pela defesa dos Direitos Humanos no mundo todo.

“É uma honra apresentar ‘Rio, Negro’ em um dos mais prestigiados festivais de cinema da Europa. Este filme é mais do que uma narrativa cinematográfica; é um testemunho da luta, da resistência e da potência da população negra no Brasil. Em um mundo onde as histórias negras ainda são sub-representadas, levar essa discussão para o cenário europeu é uma oportunidade essencial para ampliar vozes, desafiar perspectivas e promover um diálogo global sobre racismo, identidade e pertencimento“, afirmam Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, diretores do filme.

O documentário “Rio, Negro” aborda e demarca - por meio de entrevistas com grandes personalidades e intelectuais cariocas, além de imagens históricas - os processos sociais, políticos e as profundas transformações ocorridas entre a segunda metade do século XIX e o início do século XXI no Rio devido à presença e à influência de pessoas negras de origem africana.

Foi vencedor de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Direção na categoria de Documentários do X Festival O Cubo de Cinema em Língua Portuguesa fez parte da shortlist do Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano 2024 e também concorreu ao prêmio de Melhor Documentário sobre a Diáspora no 19th African Movie Academy Awards, maior premiação do cinema africano.

A exibição do filme no festival e a participação dos diretores representa ainda uma oportunidade única de dar visibilidade ao debate sobre a memória e a diversidade cultural brasileira.

Sobre a Quiprocó Filmes:
A Quiprocó Filmes é uma produtora audiovisual independente, sediada no Rio de Janeiro, que busca provocar mudanças através de um olhar inquieto. Cria imagens atentas às histórias, emoções e afetos, a partir de diferentes vozes, transformando a maneira que as pessoas vêem suas próprias vidas e os diferentes elementos da nossa cultura. Cria conteúdo para Cinema, TV e streaming. Produz conteúdo publicitário e institucional para organizações e empresas.

Fonte: Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Familiares mobilizam campanha para arrecadar doações para a campista Letícia Muylaert

    Jovem mãe de 30 anos enfrenta desafios após complicações de saúde; ela precisou amputar os braços e as pernas após uma sepse

    Wladimir anuncia que Juninho Jubiraca e Luciano RioLu vão assumir mandatos na Câmara

    Prefeito convenceu um vereador do PP e outro do PDT a assumir secretarias na Prefeitura, abrindo espaço para os suplentes

    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é internado no HFM

    A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"

    IMTT instala mais 50 pontos de fiscalização eletrônica em Campos

    A sinalização será iniciada nesta quinta-feira em 25 cruzamentos da cidade, em ambos sentidos das avenidas 28 de Março e Pelinca, além da rua Gil de Góis

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades