Histórias entrelaçadas de mulheres na arte do crochê
Rafael Khenaifes 22/03/2025 11:56 - Atualizado em 22/03/2025 11:57
Divulgação
Uma ideia, algumas linhas e agulhas, entre um fio e outro unem mulheres - mãe, filha e neta - em Tocos, na Baixada Campista. A arte é o crochê, antes limitado ao tempo das “avós”, agora, cheio de bossa e contemporaneidade. Márcia Valéria de 50 anos, Bruna Márcia, 26 anos, e Sophia Chapim de 10 anos foram o trio que transborda talento pelos dedos e somam amor pelo crochê.

Segundo as artesãs, a arte do crochê passa entre gerações. Unidas por vivências e experiências, elas falam também da construção da autonomia feminina e da conservação da arte.

O Crochê é uma técnica de costura que consiste em criar tecidos através do entrelaçamento de fios com uma agulha de gancho. É uma arte manual milenar que pode ser feita com diversos materiais, como lã, algodão, seda, barbante ou arame.

“A prática é uma tradição que foi passada de geração em geração na minha família. Desde pequena, aprendi com minhas avós e pude ver a beleza que o crochê trazia a cada ponto. Hoje, tenho a alegria de ver minha filha e minha neta também se dedicando a essa arte”, revela Márcia.

Entre um ponto e outro, elas ressaltam que o crochê une o grupo familiar e cria laços além das linhas e agulhas. “Cada peça que faço tem uma história e sentimentos, refletindo o carinho que dedico a cada projeto. Através do crochê, consigo expressar minha criatividade e arte seja em um delicado tapete ou em uma roupa elegante”, ainda ressalta Márcia, explicando ter orgulho da sua arte.

“Meu aprendizado veio da minha mãe e o artesanato é uma arte, um legado. Comecei aos 8 anos a aprender a fazer crochê. Sempre via a arte da minha mãe, ela fazia roupas de crochê, eu ficava encantada. Me lembro que meus primeiros pontos foram correntinhos. Depois cachecóis e blusas. Hoje faço crochê, bordo, miçanga e faço artesanato hippie. Me orgulho de ter aprendido algo dos meus antepassados. Minha avó fazia crochê também. Era uma artesã e minha mãe veio aprendendo com seus antepassados”, enfatizou Bruna.

A pequena Sophia também mostra habilidade crocheteira. “Tenho 10 anos e meu aprendizado veio da minha avó. Como é legal e criativo as peças que ela faz. Minha vó é artista. Ela decora a casa também faz tapete e jogo de cozinha. A minha avó é uma artesã e tenho orgulho de também de fazer crochê”, disse a menina.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Detenta de 19 anos é encontrada morta no presídio feminino de Campos

    De acordo com a Seap, Vanessa Jesus de Almeida, que era moradora de Macaé, estava no isolamento do presídio por suspeita de tuberculose; neste domingo, presas atearam fogo em colchões após demora na retirada do corpo pelo rabecão

    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é internado no HFM

    A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"

    Ex-zagueiro Sivaldo, ídolo do Americano, morre aos 63 anos

    Ex-atleta jogou na década de 80; não há informações sobre a causa da morte

    Quissamã exonera secretários após ação judicial por nepotismo

    Exonerações atendem a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ)

    Wladimir anuncia programação de aniversário da cidade de Campos

    Estão previstas inaugurações em várias áreas do município, que completa 190 na próxima sexta-feira (28)