Meu calendário informa que março é um mês privilegiado em datas relativas aomeio ambiente. O dia 1 foi dedicado ao turismo ecológico. O dia 3 coube à vida selvagem em nível mundial. O dia 16 é dedicado, no plano nacional, à conscientização sobre mudanças climáticas. No dia 21, o mundo inteiro deve dedicar-se a valorizar as florestas, enquanto que, no dia 22, a água é valorizada no plano mundial.
escolherei uma data para limpar praias ou abraçar uma árvore ou um rio. Devo militar durante o ano todo para que as praias não sejam sujas; para que as árvores e os rios sejam protegidos.
Não hesito em concluir que a questão ambiental é a mais grave e profunda de todas da atualidade. Mulheres, pobres, negros, indígenas de todos os continentes e todos os gêneros deviam integrar a luta em defesa do ambiente às suas lutas específicas. Também a natureza foi colonizada pelo modo ocidental de vida. Não apenas valores e dominação foram impostos ao mundo todo, mas o resultado dela: a crise ambiental. Crise que ameaça a própria economia que a provocou. Para alguns marxistas, seria necessário primeiro uma revolução socialista mundial porque uma revolução apenas num país ou em alguns países não resolveria.
Soviética e aos países do leste europeu. Refiro-me também à China, país que se intitula socialista e é o segundo emissor de gases que provocam o efeito-estufa.
liberais tenham admitido que eles provocaram a crise ambiental e defendam a necessidade de adotar práticas sustentáveis, tais intenções ainda estão no plano do discurso, se é que sairão dele de forma a promover as mudanças necessárias. Sou cético quanto a tais mudanças. Acho que existe muito discurso bonito encobrindo práticas antigas.
Não se trata mais de começar a mudar tais práticas dentro do possível, mas dentro do necessário. Os cientistas já fizeram cálculos sobre o volume de mudanças necessárias para começar uma mudança verdadeira. Economia e política estão muito longe dessa arrancada. A própria esquerda e os movimentos progressistas continuam nos séculos XIX e XX. A vegetação nativa está escasseando progressivamente. Não penso apenas em florestas, com algum festejo no dia 21 de março. Penso em vegetação nativa. O desejo romântico dos naturalistas europeus do século XIX de conhecerem a Mata Atlântica e a Amazônia não cabe mais no mundo de hoje. A tarefa que se impõe é defender desertos, estepes, savanas, florestas, tundra, taiga em todo o planeta. Não sou ingênuo a ponto de reconstituir a extensão e a densidade dessas
formações vegetais como elas se apresentavam no século XVI, mas recriando e protegendo amostras significativas e funcionais desses biomas.
grandes proporções, elas provocam enchentes. Na terra, são monopolizadas pela agropecuária ou poluídas por efluentes líquidos, além de receberem grande volume de resíduos sólidos, como plástico, por exemplo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
Jovem mãe de 30 anos enfrenta desafios após complicações de saúde; ela precisou amputar os braços e as pernas após uma sepse
De acordo com a Seap, Vanessa Jesus de Almeida, que era moradora de Macaé, estava no isolamento do presídio por suspeita de tuberculose; neste domingo, presas atearam fogo em colchões após demora na retirada do corpo pelo rabecão
Prefeito convenceu um vereador do PP e outro do PDT a assumir secretarias na Prefeitura, abrindo espaço para os suplentes
A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"
A sinalização será iniciada nesta quinta-feira em 25 cruzamentos da cidade, em ambos sentidos das avenidas 28 de Março e Pelinca, além da rua Gil de Góis