Bois e escolas de samba agitam segundo dia do Desfile dos Foliões
23/04/2023 10:33 - Atualizado em 23/04/2023 11:10
 
  • Boi Dendê (Foto: Divulgação - Secom Campos)

    Boi Dendê (Foto: Divulgação - Secom Campos)

  • Boi Beira-Rio (Foto: Divulgação - Secom Campos)

    Boi Beira-Rio (Foto: Divulgação - Secom Campos)

  • Boi Arrastão (Foto: Divulgação - Secom Campos)

    Boi Arrastão (Foto: Divulgação - Secom Campos)

Segundo dia do mini carnaval fora de época em Campos, que ganhou o nome de “Desfile dos Foliões”, teve escolas e bois de samba na avenida XV de Novembro, nesse sábado (22). Os desfiles foram abertos pelos bois de samba convidados.
O Boi Pimenta fez uma releitura de um de seus sambas em homenagem ao seu patrono, o popular Boquinha, e ainda ao jogador de futebol campista Odvan. Já o Boi Karrasco, o segundo a entrar na avenida, levou a magia de “Um Sonho de Criança”. O terceiro boi convidado, o Revelação, teve em seu enredo o tema Circo, com o samba “A Festa vai Começar, no Picadeiro do Boi Revelação”.
Em seguida, foi a vez de os Bois de Samba de Acesso desfilarem. O Boi Dendê, Boi Arrastão e Boi Beira-Rio contaram para o público histórias de figuras da cultura do país.
O Boi Dendê apresentou a “Festa no Quilombo, uma homenagem à Saudosa Dona Antônia Maria Rangel e a cultura afro-brasileira", com o tema inspirado nas matrizes africanas e a sua importância para o país. O tema animou os componentes que mostram muito samba no pé e gingado.
Já o Boi Arrastão, levou o cangaço para a avenida. Com fantasias bem trabalhadas, os componentes do boi usavam chapéu de cangaceiro, como o de Lampião e Maria Bonita quando enfrentavam a todos no sertão.
O vermelho e branco do Boi Beira Rio, com o enredo “Da Lapa ao Goiabal, Tira Gosto e Portelinha hoje é bairro legal” fez uma homenagem ao Boi Capeta, famoso bloco de samba do bairro da Lapa, que desfila pelas ruas do centro, toda Sexta-feira de Carnaval.
Escolas do Grupo de Acesso movimentam a avenida XV de Novembro
Tradição Alvi-Anil
Tradição Alvi-Anil / Divulgação - Secom Campos
Primeira Escola de Samba do Grupo de Acesso a desfilar na noite desse sábado, a Tradição Alvi-Anil levou as cores da Bandeira do Brasil para a avenida. A escola contou a história do Brasil desde os tempos de Colônia até os dias de hoje, não deixando de lado a crítica aos políticos corruptos, enaltecendo o povo que luta por um país melhor.
Estação Primeira de Guarus
Estação Primeira de Guarus / Divulgação - Secom Campos
Já a segunda escola, a Estação Primeira de Guarus, com as cores verde, rosa e branco, levou o enredo “Henus, a Odisséia de um sanjoanense”. A escola falou de arte, folia e até da fogueira de São João.
Império da Baixada
Império da Baixada / Divulgação - Secom Campos
Terceira e última escola do Grupo de Acesso, Império da Baixada desfilou na XV de Novembro defendendo o enredo "Meu direito de ter o direito de sonhar", como forma de combate a todos os tipos de preconceitos e desigualdades sociais. Na ala "Liberdade", crianças representam um futuro melhor e feliz, com democracia, educação, dignidade e a possibilidade de serem o que escolherem ser.
No carro alegórico, o destaque Marcelo Moreno figurou como o Divino Espírito Santo, pregando a paz. Com as cores laranja, preto e branco, os foliões animaram o desfile e a escola deu "adeus" ao preconceito e mostrou que todos têm "o direito de sonhar".
Escolas de Samba do Grupo Especial animam o público
  • Onça do Samba (Foto: Divulgação - Secom Campos)

    Onça do Samba (Foto: Divulgação - Secom Campos)

  • Ururau da Lapa (Foto: Divulgação - Secom Campos)

    Ururau da Lapa (Foto: Divulgação - Secom Campos)

  • Amigos da Farra (Foto: Divulgação - Secom Campos)

    Amigos da Farra (Foto: Divulgação - Secom Campos)

  • Mocidade Louca (Foto: Divulgação - Secom Campos)

    Mocidade Louca (Foto: Divulgação - Secom Campos)

A Onça do Samba, destacando as "brasilidades", abriu a apresentação das Escolas do Grupo Especial. Com o enredo "Brasil, show exportação", a escola da Pecuária fez uma viagem de norte a sul do país, destacando as belezas naturais, regionalidades, danças, futebol e o Carnaval, as grandes maravilhas brasileiras.
A Ururau da Lapa soltou a bruxa na avenida do samba, logo na comissão de frente, e falou de festas diversas e acontecimentos que envolvem "Mistérios da meia-noite", enredo da segunda escola a desfilar.
Festas como Réveillon e Natal e muitas lendas, como lobisomem, a mulher de branco e o jacaré que leva o nome da escola e vive na curva da Lapa. Mistérios no ar e como o samba-enredo já alertava, a Ururau levou a alma do público e sacudiu as arquibancadas.
Terceira escola do Grupo Especial a desfilar, a Mocidade Louca contou uma história de amor à Dona Ana, que, aos 89 anos, foi destaque no primeiro carro alegórico, denominado como "lenda da festa popular", que é o Carnaval. E Dona Ana cantou incansavelmente durante o desfile.
Com o enredo “Ana das Santas e Marias, que nos conduz, estrela que nos faz brilhar”, a escola de samba apresentou, no quadripé, o Divino Espírito Santo, abençoando a homenageada Ana Maria Firmino de Carvalho, uma das fundadoras do Bloco de Samba Os Psicodélicos”. Na pista, componentes de todas as idades, como passistas e bateristas mirins, mostraram que a "mocidade" contagia e domina o samba.
Logo a seguir foi a vez de Amigos da Farra, escola do Parque Aurora, se apresentar na avenida do samba. Homenageando o município de Quissamã, a "negritude" do município vizinho foi destacada, no enredo, como um verdadeiro patrimônio cultural.
No desfile, pedidos de bênçãos para a cidade e homenagens a povos indígenas e quilombolas. O samba, um dos preferidos de todos os tempos da agremiação, é uma releitura de um enredo apresentado no Carnaval de 2014.
Madureira do Turf
Madureira do Turf / Divulgação - Secom Campos
Madureira do Turf, quinta escola do Grupo Especial a desfilar, entrou na avenida do samba já avisando que a bateria arrepia e, quando entra na avenida, faz todo mundo se emocionar.
Com o enredo "Marcelo Moreno, nossa luz que irradia”, a escola branco, azul e rosa homenageou o sambista campista, que fez grande destaque do carnaval carioca, em uma reedição do enredo de 2011, quando venceu o Campos Folia”. O trabalho do campista foi reverenciado nas fantasias, inclusive na bateria, lembrando o carnavalesco como o mestre-cuca que ganhou a aprovação de todos os foliões.
União da Esperança
União da Esperança / Divulgação - Secom Campos
A sexta escola a se apresentar foi a verde e rosa de Custodópolis, a União da Esperança. Com o enredo, “De como um campista sonhou que estava no mundo das mil e uma noites”, a escola fez uma releitura do texto do saudoso carnavalesco Roney Brandão, atualizando o desfile com trechos das histórias de Sherazade e Rei Shariar.
A escola apresentou alas e fantasias que apresentou como o "acordar do campista em um grande baile mesclado de simbologia "euroarabecampista". O desfile foi encerrado com o destaque Nelcimar Pires de Jafar, o “Feiticeiro de Aladim".
Ás de Ouro
Ás de Ouro / Divulgação - Secom Campos
"Canta e dança, meu Brasil" foi o samba-enredo que a escola do Grupo Especial Ás de Ouro apresentou no Desfile dos Foliões na madrugada deste domingo (23). Danças e jogos populares, como exemplos da arte e cultura do povo brasileiro, foram levados para a avenida do samba, na XV de Novembro.
Com alas de maracatu, jongo e capoeira, a mensagem foi de muito "axé" na folia e a Ás de Ouro, penúltima a desfilar, esbanjou "magia do coração", com o samba convidando "Dança, meu Brasil, que eu danço com você". O público aceitou o convite e sacudiu a arquibancada.
Boi Sapatão
Boi Sapatão / Divulgação - Secom Campos
Boi Sapatão foi a escola que fechou o Desfile dos Foliões 2023, com uma releitura da folia do Carnaval de 2019. E com muita animação, a escola fez uma grande festa da roça, e encantou o público com a proposta defendida: destacar passistas e mostrar muito samba no pé.
Pula a fogueira, casamento na roça, barraquinhas, quadrilha no estilo carnavalesco, com muito dourado e muito brilho a escola agitou a arquibancada com o samba-enredo "Tem Arraiá na Fazenda do Boi Sapatão". No final do desfile, foliões que assistiram da pista aos desfiles também caíram no samba.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

    O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas