Azul encerrará voos em Campos no dia 10 de março
Christiano Barbosa 19/01/2025 17:07 - Atualizado em 20/01/2025 09:29
Foto: Divulgação - Aline Mendes
A Azul encerrá as operações em Campos no dia 10 de março de 2025, daqui a menos de 2 meses. A companhia aérea tem hoje um voo regular de Campos para Campinas (SP), seu maior hub operacional no país, possibilitando conexões com todo o Brasil e com o exterior. Esse voo será encerrado.
Em grave crise financeira, a Azul registrou um prejuízo líquido ajustado de R$ 203 milhões no 3º trimestre de 2024. Na semana passada, no dia 15, a Azul e a Gol, em reestruturação financeira e em recuperação judicial nos EUA, assinaram um memorando de entendimento para uma fusão entre as empresas, o que fez a ação de ambas dispararem na Bolsa.
Junto com o cancelamento das operações em Campos, a Azul também suspenderá, no dia 10 de março, operações de diversas rotas da região Nordeste, afetando voos nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte. A companhia alegou aumento nos custos operacionais, com a disparada do dólar, e a necessidade de tornar as operações mais rentáveis.
Sem a Azul, o Aeroporto Bartolomeu Lisandro ficará sem voos de aviação comercial para passageiros, ilhando os campistas e deixando como única possibilidade de deslocamento a BR-101 e demais rodovias. No site da companhia aérea, já não é possível comprar voos entre Campos e Campinas com partidas após 09 de março.
A Infra Operações Aeroportuária, concessionária que opera o Aeroporto Bartolomeu Lisandro, emitiu nota oficial sobre a suspensão dos voos da Azul. Confira, na íntegra:
A Infra Operações Aeroportuárias, concessionária que administra o Aeroporto Bartolomeu Lisandro, lamenta a decisão unilateral da Azul Linhas Aéreas de suspender a rota diária comercial de Campos para Campinas. Com isso, a companhia suspende as atividades no terminal de Campos dos Goytacazes, assim como fez em diversas outras localidades do país nas últimas semanas. O último voo da Azul saindo da cidade está previsto para acontecer no dia 9 de março. A Infra está se reunindo a autoridades locais e estaduais para tentar reverter a decisão da Azul, que pode ter grande impacto na economia de Campos. A concessionária reforça que o Bartolomeu Lisandro tem toda infraestrutura para receber novos voos e que irá fazer todos os esforços para trazer outras rotas para o terminal.
Atualização às 09h24 de 20/01/2025: Inclusão de nota ofiical da Infra Operações Aeroportuária, concessionária que opera o Aeroporto Bartolomeu Lisandro, confirmando a nota publicada ontem aqui no blog e lamentando a decisão da Azul, informando que pretende mobilizar autoridades locais e estaduais para reversão da decisão.
Fontes: G1, Passageiro de Primeira e Revista Oeste

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    cbarbosa@fmanha.com.br

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas