Christiano Barbosa
19/01/2025 17:07 - Atualizado em 20/01/2025 09:29
Foto: Divulgação - Aline Mendes
A Azul encerrá as operações em Campos no dia 10 de março de 2025, daqui a menos de 2 meses. A companhia aérea tem hoje um voo regular de Campos para Campinas (SP), seu maior hub operacional no país, possibilitando conexões com todo o Brasil e com o exterior. Esse voo será encerrado.
Em grave crise financeira, a Azul registrou um prejuízo líquido ajustado de R$ 203 milhões no 3º trimestre de 2024. Na semana passada, no dia 15, a Azul e a Gol, em reestruturação financeira e em recuperação judicial nos EUA, assinaram um memorando de entendimento para uma fusão entre as empresas, o que fez a ação de ambas dispararem na Bolsa.
Junto com o cancelamento das operações em Campos, a Azul também suspenderá, no dia 10 de março, operações de diversas rotas da região Nordeste, afetando voos nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte. A companhia alegou aumento nos custos operacionais, com a disparada do dólar, e a necessidade de tornar as operações mais rentáveis.
Sem a Azul, o Aeroporto Bartolomeu Lisandro ficará sem voos de aviação comercial para passageiros, ilhando os campistas e deixando como única possibilidade de deslocamento a BR-101 e demais rodovias. No site da companhia aérea, já não é possível comprar voos entre Campos e Campinas com partidas após 09 de março.
A Infra Operações Aeroportuária, concessionária que opera o Aeroporto Bartolomeu Lisandro, emitiu nota oficial sobre a suspensão dos voos da Azul. Confira, na íntegra:
A Infra Operações Aeroportuárias, concessionária que administra o Aeroporto Bartolomeu Lisandro, lamenta a decisão unilateral da Azul Linhas Aéreas de suspender a rota diária comercial de Campos para Campinas. Com isso, a companhia suspende as atividades no terminal de Campos dos Goytacazes, assim como fez em diversas outras localidades do país nas últimas semanas. O último voo da Azul saindo da cidade está previsto para acontecer no dia 9 de março. A Infra está se reunindo a autoridades locais e estaduais para tentar reverter a decisão da Azul, que pode ter grande impacto na economia de Campos. A concessionária reforça que o Bartolomeu Lisandro tem toda infraestrutura para receber novos voos e que irá fazer todos os esforços para trazer outras rotas para o terminal.
Atualização às 09h24 de 20/01/2025: Inclusão de nota ofiical da Infra Operações Aeroportuária, concessionária que opera o Aeroporto Bartolomeu Lisandro, confirmando a nota publicada ontem aqui no blog e lamentando a decisão da Azul, informando que pretende mobilizar autoridades locais e estaduais para reversão da decisão.
Fontes: G1, Passageiro de Primeira e Revista Oeste
A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso
Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto
Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas