Tudo pronto para o início do escoramento e cobertura no Solar dos Airizes - previsão é que comece em 15 dias
Edmundo Siqueira 13/03/2024 10:12 - Atualizado em 14/03/2024 21:21
Foto: Edmundo Siqueira
O Solar dos Airizes, patrimônio histórico de Campos, localizado na BR 356, receberá escoramento e cobertura externa em aproximadamente 15 dias. O processo licitatório encontra-se em fase final, e será publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (15).

A informação foi confirmada pelo prefeito Wladimir Garotinho, que garantiu o prazo para o início do escoramento do Solar. A ação é emergencial e fundamental para a sobrevida do patrimônio, até seu restauro.

A prefeitura de Campos protocolou junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) um pedido de autorização para realizar o escoramento das partes mais críticas do prédio, e a construção de uma cobertura temporária em toda construção, como forma de tentar conter a ação do tempo e das chuvas, enquanto as obras de restauro não se iniciam.

Segundo fonte do Iphan, o projeto apresenta algumas pendências, mas com chances de aprovação. Finalizando a licitação, o Airizes terá boas chances de sobreviver por mais um tempo.
Com aval do Governo Federal, via Lei Rouanet, e do Iphan, foi aprovado outro projeto que visa a manutenção e a conservação do Solar dos Airizes, que está apto a captar 100% do valor que foi proposto: R$ 28.410.937,55.

Além do projeto aprovado via Lei Rouanet, foi assinado em maio do ano passado, um protocolo de intenções entre o município de Campos e a empresa Ferroport, que opera o terminal de exportação de minério de ferro no Porto do Açu, para atuar no Solar.
Foi criado ainda um grupo de trabalho entre prefeitura e Ferroport para a elaboração de projeto para o Solar, que deverá ser apreciado pelo Iphan e pelo Ministério da Cultura. 


Solar dos Airizes - Sem passar despercebido por qualquer pessoa que passe pela BR 356 (Rodovia Campos - São João da Barra), o Solar dos Airizes desperta curiosidade; muitas lendas permeiam a construção, sendo a mais conhecida a da Escrava Isaura. Mas gera também desespero em quem se preocupa com a história de Campos.


Paredes caíram, parte da fachada e do interior já não existe, várias portas e janelas em estado precário e o forro de madeira desabou em vários cômodos do Solar, levando a um estado de ruína. A icônica capela que o Airizes abriga também está em estado de deterioração.

Parte de uma das extremidades do prédio (em formato de "U" imperfeito) já foi ao chão.

A prefeitura é a responsável pelo Solar dos Airizes, após decisão do Tribunal Regional Federal (TRF-2), que transitou em julgado em 2020, e condenou o município de Campos a restaurar o Solar de forma emergencial. A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), e não cabem mais recursos.


Nas apostas sobre qual patrimônio de Campos será o próximo a deixar de existir, o Solar dos Airizes lidera. Muitos previam que não passaria de 2023. Porém, o resiliente Solar persiste de pé, e esse pode ser um passo importante para que ele continue assim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    edmundosiqueira@hotmail.com

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas