
O trânsito é um dos principais fatores que denunciam o desordenamento. Em Campos, o deslocamento urbano é historicamente deficitário, com pouca oferta de transporte público, sinalização insuficiente e baixo estímulo e incentivo aos meios de transporte alternativos e não poluentes, como a bicicleta. Para tentar mitigar essa questão, a prefeitura resolveu instalar ciclofaixas na área central, mas sofreu críticas.
Hegemonicamente plana, e dona de um orçamento bilionário, Campos deveria ser um caso de sucesso em ordenamento urbano e malha cicloviária. Tivesse crescido de forma ordenada, a cidade poderia oferecer transporte coletivo de qualidade e com horários definidos, diminuindo consideravelmente a quantidade de carros nas ruas, e possibilitando que fosse pensado um "Plano Cicloviário" que contemplasse não apenas ciclofaixas, mas ciclovias e ciclorotas.

A decisão de colocar as ciclofaixas parece não ter sido planejada como deveria, tampouco discutida com a população. Aliás, é mais um exemplo de um problema campista crônico: as ações do poder executivo não são apresentadas previamente, não contam com a participação da população, de conselhos ou de outros poderes, geram transtornos (como qualquer mudança), a população reclama, e as ações e políticas públicas se retraem.
Exemplos como a cidade de Singapura talvez estejam muito distantes, mas os princípios urbanísticos utilizados por lá podem perfeitamente ser seguidos por qualquer centro urbano, principalmente com as características orçamentárias e geográficas de Campos.
Além de criar alternativas, uma cidade pode utilizar suas estruturas já existentes. Incentivo para criação de “telhados verdes”, abertura de prédios públicos e históricos para fins culturais e recreativos, espaços projetados ou adaptados para atender a diversos usos. O Canal Campos- Macaé, por exemplo, poderia ser utilizado para transporte hidroviário e ciclovias.
Convenhamos, colocar o telhado antes das paredes não é uma decisão inteligente. As ciclofaixas são ótimas alternativas, porém devem ser precedidos estudos, planejamentos, audiências públicas, campanhas de educação no trânsito (muito necessárias em Campos), pontos de apoio arborizados para conforto térmico dos ciclistas e bicicletários públicos ou privados em parceria.
Campos não precisa ser uma Singapura, mas um pouco de ordenamento e participação popular em uma cidade bilionária vai bem.

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Edmundo Siqueira
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