Júlia Alves
14/04/2025 12:20 - Atualizado em 14/04/2025 14:21
Autoridades reforçam segurança e logística para chegada do presidente Lula a Campos
/
Júlia Alves
Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e equipes de segurança de Brasília estão realizando nesta segunda-feira (14) bloqueios em vias para garantir a segurança da cerimônia de inauguração do novo Campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos, marcada para às 15h, que contará com a presença do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Foram realizados bloqueios totais e parciais em algumas ruas de Campos para facilitar o acesso ao prédio da UFF. De acordo com informações das autoridades, a segurança do presidente está sendo feita por uma equipe de Brasília.
A UFF fica localizada na rua Santiago Carvalhido Filho e diversos bloqueios em ruas próximas já foram realizadas para garantir a segurança da população. Os pontos interditados fazem cruzamento com a rua do Campus: avenida XV de Novembro; Doutor Olímpio Pinto; e Conselheiro Tomás Coelho. Além da rua Doutor Olímpio em cruzamento com a rua Baronesa da Lagoa Dourada. Equipes da Guarda Civil Municipal estão nesses pontos de acesso que estão bloqueados para veículos.
A prefeitura de Campos informou ainda outros cruzamentos com fechamento parcial: rua Antônio Joaquim com rua Lindolfo Fraga; rua Estilac Leal com a Lindolfo Fraga; Avenida XV de Novembro com a rua Espírito Santo; rua Henrique Gaspari com a rua Espírito Santo; rua São Bartolomeu com a rua Espírito Santo; rua Santa Tereza com a rua Espírito Santo; rua Conselheiro Tomaz Coelho com a rua Rocha Leão; rua Senador Viana com a Conselheiro Tomaz Coelho; e rua 5 de Julho com a Conselheiro Tomaz Coelho.
Autoridades reforçam segurança e logística para chegada do presidente Lula a Campos
/
Júlia Alves
O comandante da GCM, Wellington Levino, comentou sobre o esquema de segurança preparado para reforçar a logística do evento com cerca de 100 servidores e 20 viaturas mobilizadas em pontos estratégicos.
“A Guarda Municipal vai estar atuando juntamente com os demais órgãos envolvidos na segurança do evento da inauguração da UFF e também na visita do presidente da República em nosso município. Estaremos atuando direto nos fechamentos fixos ao redor da UFF e também nos pontos de interdição no horário de traslado do presidente, do aeroporto até a UFF, e no seu retorno. O comboio vai estar passando por algumas áreas urbanas, além da BR 101, e necessita da nossa atuação direta, onde a Guarda Civil Municipal vai estar posicionada, orientando o trânsito e fazendo o devido bloqueio, na garantia da ordem da segurança de todos que vão estar frequentando o evento e também para aquelas pessoas que por aqui passam. A Guarda Civil Municipal vai estar presente, como em outros momentos, nessa garantia integral da segurança pública do município”.
Já a Polícia Militar de Campos informou em nota que "de acordo com o comandante do 8ºBPM haverá um reforço no policiamento da região em auxílio à escolta presidencial durante o evento", finaliza.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse que suas equipes estão empenhadas, mas não ha previsão para bloqueio da BR 101.
Autoridades reforçam segurança e logística para chegada do presidente Lula a Campos
/
Júlia Alves
A assessoria da presidência informou ainda que a cerimônia contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e de outras autoridades. Além disso, aponta que os recursos do governo federal nas novas instalações somam R$ 74,4 milhões.
Em cumprimento da agenda nesta segunda-feira, o presidente ainda lançará o 13º Campus do Instituto Federal Fluminense, em Magé, que é símbolo da nova expansão da Rede Federal.
O posto fica localizado na Avenida 28 de Março com Avenida José Alves de Azevedo, no Centro; A plataforma P-26 ficou à deriva após se soltar do terminal T-Mult, por conta dos fortes ventos em São João Barra