Desfiles carnavalescos em Campos esbarram na demora para captação de recursos
Matheus Berriel - Atualizado em 18/02/2023 08:26
Cepop precisa de manutenção
Cepop precisa de manutenção / Foto: Rodrigo Silveira
Já é consenso entre representantes de agremiações carnavalescas de Campos que dificilmente os desfiles de escolas de samba, blocos e bois pintadinhos vão acontecer no final de semana de 11 e 12 de março, como era desejado. Com o curto tempo para definir todos os detalhes, inclusive a distribuição de receita para as entidades envolvidas, já se fala no adiamento da festa para o dia 28 de março, com um mini Carnaval no dia aniversário da cidade. Embora ainda não haja definição, há inclusive um entendimento de que o mini Carnaval pode acontecer em outro lugar que não o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), pois este encontra-se com vários danos em sua estrutura e carece de reforma.
Como já divulgado pela Folha, a Prefeitura divulgou no dia 13 de janeiro, por meio do Diário Oficial, que a Liga Independente das Escolas de Samba e Entidades de Carnaval de Campos (Liesecam) estava credenciada para repassar valores recebidos de patrocinadores às escolas e aos blocos de samba. A Associação dos Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic), por sua vez, passou a ficar responsável unicamente pelo repasse aos bois pintadinhos. Porém, o entrave passou a ser a captação de recursos, principal motivo para que os desfiles não possam acontecer duas semanas após o Desfile das Campeãs do Rio de Janeiro, conforme desejavam tanto a Liesecam quanto a Aboipic.
— A gente recebe essa notícia com tristeza, uma vez que nós estávamos fazendo a nossa parte. Desde o dia 14 dezembro, havíamos solicitado à Prefeitura uma audiência com representantes de uma cervejaria, que é a Ambev; o presidente da Ficcerj Federação da Indústria Criativa Cultural do Carnaval do Estado do Rio de Janeiro (Ficcerj) e a diretoria-executiva da entidade — afirmou o presidente da Aboipic, Marciano da Hora. — A cervejaria precisava da confirmação da realização do Carnaval — complementou.
Segundo Marciano, a citada reunião só aconteceu na última quarta-feira (16), envolvendo o chefe de gabinete do prefeito Wladimir Garotinho, Thiago Ferrugem, e um assessor especial da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Firmino. Nesta reunião, teria sido confirmado que a Ambev demonstrou interesse em aportar recursos para a realização do Carnaval das agremiações de Campos, tendo como base uma carta de intenção da Aboipic para captação de R$ 1,5 milhão.
— Para tramitar a documentação e estar realizando o Carnaval no dia 28 de março, aniversário da cidade, é humanamente impossível. Mas, é melhor acontecer no dia 28 do que não acontecer. Até porque, Campos sempre fez o seu Carnaval fora de época. A Aboipic está muito tranquila, porque tem como provar que fez a parte dela. O que não pode é ficar sem ter desfiles das escolas de samba, dos blocos e bois pintadinhos — reforçou Marciano da Hora.
Paralelamente, o presidente da Liesecam, André Vasserstein, busca outras fontes de recursos. Também na quarta-feira, ele esteve reunido com a presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a deputada estadual Verônica Costa (PT), tratando de assuntos relacionados ao Carnaval.
— A reunião foi bastante proveitosa. Já temos aceno positivo do Super Bom e da Águas do Paraíba. Estamos conversando com outras empresas no Rio de Janeiro que têm interesse no Carnaval de Campos, e também com duas cervejarias, que infelizmente não podemos dar os nomes para não atrapalhar as negociações — disse André Vasserstein. — Estamos providenciando para que o Carnaval se realize, no máximo, no fim do março — enfatizou.
Em nota, a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas, informou que a Prefeitura trabalha para que os desfiles aconteçam.
— Seguimos dialogando com as entidades carnavalescas, pois elas serão parceiras da municipalidade na realização. A Liesecam e a Aboipic foram credenciadas por meio do chamamento público para empresas, associações e/ou ligas interessadas em apoiar a estruturação do Carnaval 2023, estando aptas a captar recursos de patrocínio para a festa. Sobre as obras do Cepop, o procedimento não deve ter grande demora para a sua conclusão. A secretaria municipal de Obras e Infraestrutura é a responsável pela execução da obra — pontuou Auxiliadora.
Questionada sobre a reunião citada por Marciano da Hora, a Prefeitura alegou apenas que “está em diálogo com a Aboipic e com a secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa sobre a referida demanda”, por meio do gabinete do prefeito e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
Cepop precisa de reparos
Cepop precisa de reparos / Foto: Divulgação
Cepop precisa de reparos
Cepop precisa de reparos / Foto: Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas