A intenção é derrubar a PEC ou chamar Ciro de coronel?
04/11/2021 21:57 - Atualizado em 04/11/2021 22:05
A intenção é derrubar a PEC ou chamar Ciro de coronel?
.
.
Aprovada em primeiro turno na madrugada desta quinta-feira (4) — por 312 votos favoráveis e 144 contrários —, a chamada PEC do Calote (Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios - PEC 23/21) precisa voltar à Câmara para aprovação final; o segundo turno deve ocorrer na próxima semana.
Os votos de duas bancadas de oposição surpreenderam. PSB e PDT, dois partidos de esquerda, votaram com o governo, dando, somados, 31 votos decisivos a favor da PEC. Alegando desconhecimento do acordo e rechaçando a forma que votou seu partido, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) decidiu “deixar em suspenso” sua pré-candidatura (veja aqui). Pelo Twitter, Ciro disse que votar a favor da PEC é “compactuar com a farsa e os erros bolsonaristas”, e que “justiça social e defesa dos mais pobres não podem ser confundidas com corrupção, clientelismo grosseiro, (...) calotes”.
Mesmo Ciro cobrando uma reavaliação da bancada de seu partido, e condicionando um recuo na suspensão de sua pré-candidatura ao voto contrário dos deputados do PDT, a militância do PT o atacou duramente. Chamado de “coronel” por adversários bolsonaristas e petistas, Ciro foi acusado de mentir sobre o desconhecimento dos votos pedetistas, e que tudo não passaria de um engodo.
O fato é que a posição de Ciro já começa a fazer com que votos sejam revistos. É preciso ponderar que a votação em primeiro turno representou um placar com apenas quatro votos a mais do mínimo necessário para aprovação de uma proposta de emenda à Constituição (ou 308 votos, o correspondente a três quintos dos 513 deputados - EBC). Caso Ciro consiga reverter a votação dentro do PDT ele tem boas chances de conseguir tombar a PEC, chance potencializada caso o PSB — que já se posicionou institucionalmente contrário à PEC — consiga fazer um movimento “vira-voto” de sucesso.
A democracia possui freios e contrapesos que devem ser utilizados pelas forças partidárias com inteligência e estratégia. Coronel ou não, Ciro pode alterar o jogo e impedir que o absurdo aconteça. Sim, o PT fez o dever de casa e rejeitou a PEC por todos seus deputados (com uma ausência - Poder360). Mas não conseguiu impedir sua aprovação em primeiro turno. Em segundo pode fazê-lo, mas vai precisar rever posicionamentos.
Mas, suponhamos que esteja certa a militância do PT e que o episódio seja uma desculpa de Ciro para o abandono de barco, ou uma forma de sair-se bem com seu eleitorado. Não seria a prova inequívoca de que o suposto “coronelismo” cirista é inócuo? Para além das suposições, não seria a alcunha de coronel injusta para quem investiu tanto em educação, por exemplo? Um coronel que emancipa pessoas não seria um paradoxo? Talvez rever preconceitos trazidos por sotaque, forma de ser e aparência física ajudem no debate mais saudável. Não ser um "coronel" não transforma Ciro em um santo; tem muitos erros e seu maior inimigo é ele mesmo. Mas evita que covardias como a de 2014 (veja aqui) com Marina se repitam.
*Em tempo: hoje fui pessoalmente atacado, pelo Twitter, por questionar o fato da militância petista chamar Ciro Gomes de coronel. O ator global José de Abreu respondeu minha postagem e recebi diversos comentários com ataques: veja aqui, na matéria do Nino Bellieny,  e aqui no Twitter
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    edmundosiqueira@hotmail.com

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

    O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas