Desafios constantes à frente do 8º BPM
Ícaro Abreu Barbosa - Atualizado em 01/05/2021 09:26
Foto: Genilson Pessanha
Foto: Genilson Pessanha
É trabalhoso adaptar-se a uma nova rotina. Mudanças trazem desafios e, ao longo de uma semana, desde o dia 22, quando assumiu o comando do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), o tenente-coronel Gustavo Marques vem analisando relatórios, se ajustando e enfrentando os problemas da segurança pública nos municípios pelos quais agora é responsável por garantir policiamento ostensivo — Campos, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. A missão e os principais obstáculos do batalhão já foram estabelecidos pelo novo comando: conter os números de roubos e homicídios, trazendo maior sensação de segurança para a população.
Gustavo Marques vem da posição de subcomandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). Ele recebeu os brevês de comandante do 8ºBPM do tenente-coronel Luiz Henrique Barbosa, a quem não poupou elogios. “O comandante Luiz Henrique desenvolveu um grande trabalho no batalhão e acho que vai ser difícil manter seu nível”, lembrou o novo comandante, destacando os trabalhos de recuperação da estrutura do batalhão, das reformas nos 26 Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPOs).
Indagado, de 0 a 10, sobre o legado estrutural herdado pelo novo comandante, ele respondeu: “Eu classifico o nível estrutural legado a mim em quase 10. Precisamos sempre aparar uma aresta aqui e outra lá, uma necessidade aqui e outra lá, mas ouso dizer que o batalhão é excelente, a tropa é excelente, e isso eu ouvia desde lá (Rio de Janeiro), de outros superiores”.
Entretanto, o tenente-coronel Gustavo chegou em um momento de escalada violenta em Campos, com 12 homicídios ocorridos no mês de abril, que representam 30% dos 40 ocorridos em Campos neste ano. Na área do 8º BPM, de acordo com números do batalhão, já foram 19 crimes: a grande maioria ligada ao tráfico de drogas.
— Ao longo do tempo o 8º BPM tem dado ênfase, operacionalmente, nas áreas e comunidades onde existe a ocorrência e presença bem enfática do tráfico de drogas. Historicamente, na área de Guarus você tem uma ocorrência muito grande de homicídios e não é à toa que o batalhão coloca todo seu esforço naquela região: isso será mantido — explicou o comandante.
Ele ainda ressaltou que o ano de 2020 foi atípico, devido à pandemia da Covid-19 e pouca circulação de pessoas, fatores diretamente responsáveis pela queda das ocorrências criminais. “Mas, mesmo se utilizarmos 2018 e 2019 como parâmetro, estamos com números muito satisfatórios”, pontuou. Dentre os números, foram destacadas as quedas, comparando a média de abril de 2018 e 2019, com os números obtidos neste ano, em crimes como roubos de rua; roubos de veículo e roubos de carga.
— Continuamos atentos aos crimes e não gostaríamos que os números (de homicídios) estivessem crescendo, como vem ocorrendo ultimamente, mas a gente vai se atentar e trabalhar para reprimir esses crimes que ninguém, sociedade, batalhão, delegacias, quer. Mas, infelizmente, foge da nossa competência direta conter totalmente esse problema — afirmou o tenente-coronel Gustavo, enfatizando: “Não temos controle total sobre eles, mas vamos nos esforçar em atacar esse aumento dos números e vamos reagir”.
De acordo com o novo comandante do 8º BPM, os esforços serão aplicados em posicionar o contingente nos locais apontados pela mancha criminal: “A nossa preocupação é diária e nós fazemos análises das áreas a todo momento, ajustando e remodelando conforme a nossa necessidade”.
Para o comandante, “o policiamento ostensivo tem que ser fortalecido. Temos que nos fazer presentes e, circulando podemos evitar alguns crimes, mas não todos”.
Gustavo também destacou a integração das forças de segurança. “Nós trabalhamos para reduzir a ocorrência da criminalidade do 8º Batalhão de Polícia Militar, mas é importante que haja uma integração entre as forças de segurança. Por isso, já estou com a agenda marcada para encontro com delegados da nossa circunscrição. A integração, repito, é fundamental, e não só com a Polícia Civil, mas com as Guarda Municipal também, que tem uma influência bem grande na segurança pública”, explicou o comandante.
A utilização das redes sociais para divulgar as ações da PM, bem como estar mais próximo da população, são outros pontos que o comandante está atento. A participação popular na elucidação dos crimes também foi pontuada, com ênfase à segurança das denúncias anônimas, pelo Disque Denúncia, através dos números (22) 2723-1177 ou 190. “A nossa unidade estará sempre aberta para trazer a população para mais perto de nós”, concluiu Gustavo Marques.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

    O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas