MST e pequenos agricultores ocupam terras do Porto do Açu
19/04/2017 10:22 - Atualizado em 19/04/2017 12:02
O site do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anuncia que na manhã desta quarta-feira (19), os pequenos agricultores do Açu, 5º distrito de São João da Barra, junto com o MST, reocuparam as terras das quais foram desapropriados. Segundo o site, a ação faz parte da jornada nacional de luta pela terra que ocorre em todo o Brasil, de 17 a 21 de abril.
No local da desapropriação, a pretensão do empresário Eike Batista, hoje preso pela Lava Jato, era a criação de um distrito industrial na área do entorno do Porto do Açu, à época controlado pela LLX. Cerca de 500 pequenos proprietários foram desapropriados.
Segundo o texto no site do MST, a decisão de voltar para as terras foi tomada pelos agricultores e organizada pela Associação dos Proprietários Rurais e de Imóveis do Município de São João da Barra (Asprim). Representante da Asprim, Rodrigo Santos diz que cerca de 200 pessoas estão no local neste momento. 
Atualização às 11h40 - Em nota, a Prumo, responsável pelo Porto do Açu, informa que "em conjunto com o Estado do Rio de Janeiro, contribui para o desenvolvimento do Distrito Industrial de São João da Barra, promovendo a atração de empresas para gerar emprego e renda para a sociedade, bem como acelerando a economia local e o aumento na arrecadação de tributos em toda a região Norte Fluminense. Para que este desenvolvimento econômico aconteça, é importante que as áreas estejam livres de desembaraços para o uso industrial – que é vocação das áreas, de acordo com o Plano Diretor do município e o planejamento de desenvolvimento socioeconômico do Estado do Rio de Janeiro.
A empresa acredita na importância do diálogo com a comunidade, medida que sempre foi prioridade desde o início da instalação do Distrito Industrial. As ações de desapropriação, realizadas pelo Estado, tramitam no poder judiciário e transcorrem de acordo com a legislação brasileira".
A Codin ainda não se posicionou sobre o assunto.
Mais informações a qualquer momento

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sobre o autor

Arnaldo Neto

arnaldoneto@fmanha.com.br

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas