Santa Paciência lança campanha Santo Pix para continuar aberta
Matheus Berriel 09/09/2023 09:28 - Atualizado em 09/09/2023 09:30
Fachada da Santa Paciência Casa Criativa
Fachada da Santa Paciência Casa Criativa / Foto: Rodrigo Silveira
Inaugurada em março de 2019, em Campos, a Santa Paciência Casa Criativa consolidou-se como um espaço voltado à difusão da cultura regional e à disseminação do conceito de economia compartilhada por diferentes perspectivas. Nos últimos quatro anos e meio, aconteceram no local diversos eventos, como exposições, shows, saraus, palestras, oficinas, rodas de conversa, cafés, lançamentos de livros, apresentações teatrais, exibições de filmes, aulas temáticas, entre outras iniciativas. Porém, a manutenção da bela casa na rua Barão de Miracema, 81, como espaço cultural tem um custo mensal de R$ 6,5 mil a R$ 7 mil, em média. Como se trata de um empreendimento independente, foi lançada a campanha Santo Pix, visando a arrecadar recursos que ajudem a custear os próximos projetos.
— O cenário ideal seria conseguir apoio “fixo”, por meio de apadrinhamento. Mas, a priori, só recebo doações avulsas, ainda muito poucas — lamenta o professor de geografia Almir Júnior, gestor da Santa Paciência.

Segundo Almir, os eventos realizados por lá seguem quatro frentes de atuação. A principal delas é a cultura, dando vez e voz a produtores culturais independentes e coletivos regionais. No último sábado (2), por exemplo, foi realizado o show Tuí e Paiol, um encontro dos compositores Saullo Oliveira e Gabriel Paiol, apoiado pela Folha da Manhã. Outra bandeira evidenciada é a da educação, inclusive colocando em destaque pautas identitárias, como o combate ao racismo, ao machismo, à LGBTfobia e a outros tipos de preconceito. Unem-se a isso o empreendedorismo, com a sublocação do espaço para feiras variadas, e a preservação do patrimônio histórico, por tratar-se de uma casa tombada pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam).

— É uma casa com quintal amplo, jardim com uma parreira centenária e uma decoração que nos remete à infância, pensada para resgatar memórias afetivas, fazendo com que os visitantes desfrutem de uma experiência na Santa — destaca Almir Júnior. — É um espaço vivo e dinâmico, que a todo tempo se modifica para se adaptar às atividades que desenvolvemos lá. Acreditamos que há um ganho para a sociedade, pois quase tudo o que fazemos tem entrada gratuita e/ou um valor bem módico, a fim de estimular a cultura, o fazer artístico e a valorização do artista — enfatiza.

Um dos atuais projetos de Almir Júnior é o de construir um palco de arena no quintal do imóvel. O mesmo receberia o nome do ator e animador cultural David Moreira, conhecido em Campos pelas personagens Laysa Lisa e Palhaço Alegria. Amigo de Almir, David foi assassinado em março de 2014, aos 38 anos. Esta homenagem é justamente um dos objetivos do Santo Pix, que também beneficiaria outras realizações na Santa Paciência, além de auxiliar no pagamento de despesas fixas, como aluguel, IPTU e contas de água, luz e internet.

— Como não temos apoio, capital ou financiamento, temos que produzir para nos manter. A conta quase sempre não fecha, o que nos leva a estar na corda bamba, numa linha tênue entre persistir ou encerrar, o que seria uma grande perda para todos — reforça Almir Júnior. — Há muitos projetos engavetados, pois não temos condição de executar. Pensamos em atingir uma ONG que apoia crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica e social, sendo um braço de cultura a eles. Enfim, a demanda é grande, e desistir não está nos nossos planos — finaliza.

Interessados em participar da campanha podem fazer doações via PIX, usando a chave [email protected] (Destinatário: Almir Gonçalves de Souza Júnior / Banco: NU Bank). Já quem quiser conhecer o espaço pode visitá-lo de quinta-feira a sábado, das 14h às 21h. Está agendado para a próxima quinta (14) a noite de stand-up Comédia Santa, contendo apresentações dos humoristas Vivi Arruda e Diego da Cruz, a partir das 19h. Outra iniciativa em andamento é a realização de terapia gratuita para pessoas da comunidade LGBTQIA+ em vulnerabilidade. O contato para inscrições pode ser feito pelo perfil de Instagram @santapaciencia_cc.
  • Jardim da Santa Paciência Casa Criativa

    Jardim da Santa Paciência Casa Criativa

  • Um dos espaços da Santa Paciência Casa Criativa

    Um dos espaços da Santa Paciência Casa Criativa

  • Um dos espaços da Santa Paciência Casa Criativa

    Um dos espaços da Santa Paciência Casa Criativa

  • Um dos espaços da Santa Paciência Casa Criativa

    Um dos espaços da Santa Paciência Casa Criativa

Fotos: Rodrigo Silveira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS