Hortas pedagógicas favorecem aprendizado
As hortas pedagógicas têm feito sucesso entre as crianças e a comunidade escolar, ensinando sobre a importância da preservação do Meio Ambiente e incentivando uma alimentação mais saudável entre os alunos, em Campos. A Creche Escola Irmã Dulce, no Parque São Benedito, é uma das unidades que produz alimentos na própria horta, incluindo-os na merenda escolar.
A diretora adjunta da unidade, Ana Paula Ribeiro das Chagas Andrade, conta que o projeto foi implementado a partir de um funcionário, em regime de RPA, que gostava de mexer com plantas e hortas, que então deu a ideia de aproveitar um espaço disponível na escola para fazer um canteiro para cultivar algumas verduras, legumes e temperos, e outro espaço para cultivar bananeiras, todas de forma orgânica. As mudas e sementes foram adquiridas pela equipe da escola e dois funcionários ficaram responsáveis por cuidar das plantas. “A ideia foi um sucesso aqui na nossa unidade e rendeu até mesmo um crescimento da horta, pudemos expandir para plantar mais legumes, verduras e temperos para nossas crianças. Elas amam participar do processo. É algo que eles viram o desenvolvimento daquele vegetal, isso é muito importante”, disse.
As crianças acompanham todo o processo, desde a plantação das sementes até a colheita, e diversas vezes participam regando as plantinhas. O projeto é uma forma de complementar o que é ensinado nas atividades relacionadas ao Meio Ambiente e alimentação, todas dadas na sala de aula. Para os alunos molharem as plantinhas foram feitos regadores com material reciclável.
Denise Pinheiro, uma das professoras da creche, falou sobre o incentivo que a horta trouxe às crianças. “Os alunos passaram a se interessar mais em comer os legumes e as verduras, justamente por acompanharem de perto o cultivo e isso nos deixa muito feliz. É uma forma saudável e lúdica de ensinar sobre a importância da alimentação saudável desde pequenos”, comentou.
Outras escolas como Instituto Profissional São José, EM Genésio Viana, Isabel Maria Polônio, Padre João Norberto, Cláudia Almeida (Farol), entre outras, também desenvolvem as hortas.
Coordenadora de Ciências da Natureza e Educação Ambiental da secretaria de Educação, Ísis Vivório, falou sobre a importância das hortas nas escolas. “A horta escolar é essencial para a unidade escolar, uma vez que se torna um lugar de estudo para os alunos, proporciona a interação com o ambiente natural, possibilita o toque, a participação e a cooperação, além de produzir legumes, verduras e temperos para o consumo interno da escola e para uma prática de alimentação saudável”, ressaltou. (C.P.) (A.N.)