
Criado a partir do projeto social Transformando o Presente e Projetando o Futuro (TPPF) e desenvolvido pelo Instituto Aliança, o Projeto de Vida tem feito a diferença da vida dos alunos e professores sanjoanenses desde 2018, quando ainda funcionava como atividade no contraturno. Com foco no desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes, o Projeto de Vida se tornou disciplina da rede municipal a partir de 2023.
Em 2024 a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Aliança — que em São João da Barra tem patrocínio da Chevron, empresa de óleo e gás, atualmente responsável pela operação de 15 blocos exploratórios no Brasil e que já operou no Porto do Açu — comemoraram os bons resultados conquistados no segundo ano de implementação, com a transformação dos professores que reconhecem em si mesmos o desenvolvimento de novas habilidades e a apropriação de novas ferramentas metodológicas e também o desenvolvimento dos alunos, que apresentam comportamento mais maduro, maior valorização dos estudos e novas perspectivas para o futuro.
No ano de 2024, 1.791 alunos participaram das aulas de Projeto de Vida, ministradas por 19 professores capacitados pela equipe do Instituto Aliança nas 84 turmas do 6º, 7º, 9º ano e Acelera 2 e 3 das 12 escolas de ensino fundamental II da rede municipal. Em 2024 também houve capacitação presencial de 19 professores.
Em 2025 as turmas de 8º ano também passarão a ter o componente Projeto de Vida em sua matriz curricular, alcançando 100% das turmas de ensino fundamental II e capacitando mais 13 professores.
Experiência do aluno
Para os alunos a disciplina tem sido marcante. “A experiência com o Projeto de Vida me fez refletir sobre o meu emocional. Me ajudou a me conhecer e discernir meus próprios sentimentos. Me fez pensar mais nas consequências dos meus atos com relação ao próximo”, definiu Isabela Almeida, aluna do 9º ano do Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea I) de Mato Escuro. “Tenho aula de Projeto de Vida desde o ano passado, quando entrei no 6º ano. Na primeira aula já amei o Projeto. É uma aula onde podemos expressar nossos sentimentos e isso é incrível”, elogiou Aldeni Machado, do 7º ano da Escola Municipal João Flávio Batista, de Cajueiro.
Nova realidade para o professor
A experiência também tem sido marcante para os professores. “Foi um grande desafio. Procurei saber mais sobre as aulas que eu só ouvia falar de corredor. Quando dei por mim, já estava contando os dias para a primeira capacitação”, disse Layse Gloria Monteiro, que ingressou no programa em 2024. “Foi incrível poder ajudar os alunos a se conhecerem melhor, a refletirem sobre seus sonhos e a planejarem seus futuros, e ao mesmo tempo um grande aprendizado para mim”, descreveu Alex Gonçalves, que ingressou em 2023.
Conquista
A secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, destacou o avanço do Projeto de Vida. “Esta é uma parceria que já temos desde 2018 e chegarmos este ano a 100% das turmas do ensino fundamental II é uma conquista para a qual vínhamos nos planejando. Os resultados do Projeto de Vida têm superado nossas expectativas”, comemorou.
Legado do Projeto
Para a coordenadora local do programa, Luciana Oliveira, que integra a equipe do Instituto Aliança, “o encerramento do segundo ano do TPPF como parte da matriz curricular das escolas municipais é motivo de orgulho. O programa trouxe a possibilidade de tornar o Projeto de Vida um legado para a educação sanjoanense”, definiu.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
Jovem mãe de 30 anos enfrenta desafios após complicações de saúde; ela precisou amputar os braços e as pernas após uma sepse
De acordo com a Seap, Vanessa Jesus de Almeida, que era moradora de Macaé, estava no isolamento do presídio por suspeita de tuberculose; neste domingo, presas atearam fogo em colchões após demora na retirada do corpo pelo rabecão
Prefeito convenceu um vereador do PP e outro do PDT a assumir secretarias na Prefeitura, abrindo espaço para os suplentes
A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"
A sinalização será iniciada nesta quinta-feira em 25 cruzamentos da cidade, em ambos sentidos das avenidas 28 de Março e Pelinca, além da rua Gil de Góis