Reserva Caruara assina contrato com a EDF Brasil para plantio de restinga no Norte Fluminense
11/04/2025 13:32 - Atualizado em 11/04/2025 13:33
  • Fotos: Divulgação

    Fotos: Divulgação

  • Fotos: Divulgação

    Fotos: Divulgação

A Reserva Caruara, localizada no estado do Rio de Janeiro, assinou contrato com a EDF Brasil para realizar a restauração de três hectares (30.000 m²) de restinga na Fazenda Palacete, no município de São João da Barra, no Norte Fluminense. Este é o primeiro contrato firmado pela Caruara com uma empresa fora do Grupo Prumo, holding responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu, que possibilita a ampliação do plantio de larga escala de restinga para além da área de proteção ambiental delimitada pela Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
A assinatura evidencia a expansão de atuação da Reserva Caruara como unidade de negócio e consolida sua relevância no setor de serviços ambientais.

Caio Cunha, gestor da Reserva Caruara, destacou a importância dessa parceria: “O contrato com a EDF Brasil é um marco para a Reserva Caruara. Ele não apenas reforça o nosso pilar de serviços ambientais, mas também posiciona a Caruara como uma facilitadora para a chegada de novos negócios no Complexo do Açu. Estamos orgulhosos por iniciarmos o plantio em área da Reserva Caruara além das fronteiras da RPPN Caruara, ampliando os serviços ecossistêmicos da região, proporcionando a criação de corredores ecológicos e apoiando o estabelecimento de novas áreas de proteção, como a RevTaí, Unidade de Proteção do Município de São João da Barra, que reflorestaremos.”

No Norte Fluminense, a EDF optou por realizar, por meio de plantio de mudas, a compensação ambiental obrigatória pela supressão de vegetação associada à implantação da subestação (SE) 345/138 kV Porto do Açu, e ramais de seccionamento da linha de transmissão (LT) 345 kV entre a SE Porto do Açu e a LT 345 kV Campos - UTE GNA I (C1 e C2).

Para a EDF é muito importante manter as devidas compensações pelos impactos da obra na região de São João da Barra. “A parceria com a Reserva Caruara é estratégica para garantir o plantio nas proximidades do projeto e, em associação com outros plantios realizados, propiciarmos a conectividade de áreas com benefícios para flora e fauna da restinga”, reforça Fernando Medina, gerente de Meio Ambiente da EDF Brasil.

Sobre a Reserva Caruara
A Reserva Caruara é uma Unidade de Conservação, do tipo RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), criada de forma voluntária em 2012 pelo Porto do Açu, com a missão de proteger, restaurar e promover a biodiversidade do maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil, por meio de ações e serviços que gerem conhecimento científico, educação e benefícios ambientais, sociais e econômicos. Em 2022, seu Centro de Visitantes foi inaugurado com o objetivo de potencializar o Turismo Sustentável, os Serviços Ambientais e a Educação e Pesquisa Científica.
Visão aérea da Reserva Caruara. Criação de RPPN e área de preservação permanente. Será preciso coexistir na região.
Visão aérea da Reserva Caruara. Criação de RPPN e área de preservação permanente. Será preciso coexistir na região. / Porto do Açu/Reserva Caruara


São 40 km² de área protegida, que equivalem a mais de 5 mil campos de futebol; mais de 1,3 milhão de mudas plantadas; 573 espécies de fauna catalogadas; 307 espécies de flora catalogadas; e cerca de 50 trabalhadores fixos dedicados ao processo de restauração e de conservação das tartarugas marinhas na região, com 100% de mão de obra local.

Além disso, a Reserva Caruara trabalha em áreas além dos limites da RPPN, buscando ampliar os serviços ecossistêmicos na região de São João da Barra, como é o caso da Fazenda Palacete, incorporada pela RevTaí, onde será realizada a compensação ambiental da EDF.
Fonte: Ascom RPPN

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas