Campos recebeu, na última semana, o 9º Congresso Carioca e Capixaba de Educação Médica (COCCEM), promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) em parceria com a Faculdade de Medicina de Campos (FMC). O evento reuniu 784 inscritos, sendo 549 estudantes, 204 professores e 25 profissionais da saúde — com mais da metade dos participantes oriundos de outros municípios.
Com o tema “Expansão da Educação Médica: potencialidades da interiorização”, o congresso proporcionou debates relevantes para o cenário educacional e científico, além de movimentar a economia local, gerando renda para os setores de hotelaria, alimentação e entretenimento.
Durante os três dias de congresso, foram apresentados 122 trabalhos científicos, além da realização de palestras, mesas-redondas e oficinas. A programação também incluiu atividades culturais, como as apresentações de duas bandas locais e da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino.
A Feira de Artesanato “Artes, Sabores e Saberes de Campos” foi um dos destaques do evento, abrindo espaço para empreendedoras locais. Artesãs e doceiras do município tiveram a oportunidade de divulgar e comercializar seus produtos para o público visitante. A doceira Simone Gonçalves, por exemplo, celebrou a chance de participar.
“Além das ótimas vendas, foi uma oportunidade valiosa para apresentar nossa produção. Os visitantes de outras regiões ficaram encantados com os doces tradicionais de Campos”, contou.
Outro destaque foi o lançamento do projeto “Léxico com Nexo”, que tem como missão valorizar o domínio da língua portuguesa e ampliar o repertório lexical dos participantes de forma leve e divertida. A iniciativa, que começou como uma competição lúdica no evento, será estendida para os estudantes da FMC.
As ações culturais também incluíram atividades voltadas para o patrimônio histórico da cidade. O City Tour “Arte, História e Emoção na Praça de Campos”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, encantou os participantes. Já o memorial “Descubra os Patrimônios Humanos de Campos dos Goytacazes: Uma Experiência Audiovisual”, montado na própria FMC, trouxe uma imersão sensorial e histórica para os visitantes. O material exposto faz parte do acervo do Centro de Memória da FMC.
O Diretor-Geral da FMC, professor Edilbert Pellegrini, destacou o êxito do congresso. “O evento superou todas as expectativas, tanto em público quanto nos resultados das atividades realizadas. Agradecemos à ABEM por escolher a FMC como sede do COCCEM e a todos os envolvidos que contribuíram para um congresso de excelência, com impactos altamente positivos”, afirmou.
O posto fica localizado na Avenida 28 de Março com Avenida José Alves de Azevedo, no Centro; A plataforma P-26 ficou à deriva após se soltar do terminal T-Mult, por conta dos fortes ventos em São João Barra