SJB abre inscrições para o programa de bolsas universitárias
01/11/2023 16:04 - Atualizado em 01/11/2023 16:14
Prefeitura de SJB
Prefeitura de SJB / Divulgação - SJB
A Prefeitura de São João da Barra inicia na próxima segunda-feira (6) o cadastro para os estudantes universitários que queiram participar do Programa Municipal de Incentivo ao Ensino Universitário, o Cartão Universitário. O prazo vai até sexta-feira (10). Os interessados devem acompanhar o Diário Oficial do Município para obter as informações sobre o processo de inscrição. O anúncio da abertura de novas bolsas universitárias foi feito nesta quarta-feira (1), pela prefeita Carla Caputi.
— O incentivo à educação é prioridade no nosso governo, desde as primeiras séries, que oferecemos na rede municipal em ensino de excelência, até o acesso ao ensino superior, ajudando os sanjoanenses a se prepararem para o mercado de trabalho e a terem acesso ao conhecimento nas mais diversas áreas — afirmou a prefeita.
Os critérios para ter direito ao Cartão Universitário no segundo semestre de 2023 estão especificados no decreto 51/23, de 20/6/2023. Entre eles, não possuir renda familiar mensal suficiente para custear o curso de graduação, sem prejuízo do seu sustento e de sua família, o que deverá ser comprovado por declaração e/ou apresentação de comprovantes de rendimentos. O município poderá solicitar documentação complementar e/ou encaminhar assistente social à residência do requerente para emissão de relatório técnico-social sobre a sua condição familiar. O aluno deve também estar matriculado em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e residir no município de São João da Barra há pelo menos três anos, o que deverá ser comprovado por meio de declaração de duas testemunhas que residam na mesma localidade. 
A seleção dos beneficiários será realizada pela Comissão Municipal de Avaliação de Bolsas (Comab), designada pela secretaria municipal de Educação (Semed). Os valores individuais das bolsas de estudos variam de 40% a 100%, observando os critérios que constam do decreto 51/23.
O benefício das bolsas de estudos será suspenso caso o estudante tranque a matrícula ou não efetue o pagamento à instituição. A suspensão ocorre também se for comprovada falsidade na apresentação dos documentos ou na prestação das informações necessárias à inscrição no programa.
— Temos todos os critérios estabelecidos em decreto municipal para que o programa seja destinado de fato aos sanjoanenses que querem a oportunidade de cursar o ensino superior e não possuem condições para o custeio das mensalidades. A comissão de avaliação analisa criteriosamente cada caso e os estudantes que atendam aos critérios são aprovados e inscritos nesse programa, que tem sido tão importante para muitos sanjoanenses — disse a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.
Fonte: Prefeitura de SJB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas