Morro do Itaoca com previsão de reabertura em setembro
Ingrid Silva (estagiária) 04/08/2023 20:23 - Atualizado em 05/08/2023 11:00
Interditado desde dezembro de 2022, após queda de barreiras, o Morro do Itaoca, em Campos, vai entrar na segunda fase da obra de reestruturação do acesso. Depois de críticas ao abandono do local e reivindicações de reparos, a previsão da Prefeitura é que o ponto turístico volte a receber visitantes no mês de setembro.
Em fevereiro, houve uma liberação parcial do local, que voltou a ser frequentado para alguns tipos de atividades, como trilhas. Nas duas últimas semanas, entretanto, as atividades voltaram a ser suspensas por conta das obras, que exigiram uma interdição mais rigorosa para garantir a segurança das pessoas.
Instrutor de voos na área, Ronaldo Parapente afirma que está há duas semanas sem dar aulas e sem fazer voo duplo por conta da interdição. “Antes, eu estava fazendo normalmente. Na minha opinião, houve um pouco de descaso da Prefeitura, porque o desmoronamento ocorreu em dezembro de 2022 e já estamos em agosto de 2023. E o morro é um ponto turístico da cidade, que tem também atividades esportivas e atrai visitantes. Isso acaba afetando financeiramente tanto a mim como também pessoas que trabalham na base do morro vendendo para os visitantes água de coco, água, açaí, doces”, ressaltou.
A interdição do Morro do Itaoca chegou à Câmara Municipal nesta semana, quando, na sessão de terça-feira (2), o vereador Raphael Thuin criticou o abandono do local e ressaltou a necessidade de a Prefeitura resolver a situação o mais rápido possível. “O Morro do Itaoca é um dos poucos pontos turísticos que temos em Campos, onde muita gente faz atividade esportiva, de lazer, e está literalmente abandonado, fechado. Tudo isso por descaso total da Prefeitura. Então, a gente pede, com uma certa urgência, que a Prefeitura faça os reparos”, disse.
Morro do Itaoca - 04/08/23
Morro do Itaoca - 04/08/23 / Rodrigo Silveira

Na primeira fase da obra, a construção de um muro de arrimo nos trechos que foram afetados pelas intensas chuvas já foi concluída, o que traz mais segurança para a Área de Proteção Ambiental (APA) do morro. Dessa maneira, o local não fica completamente desprotegido, como estava antes. Também foi concluída a construção de guarda-corpos com pilares de concretos reforçados e tubos galvanizados; a remoção de árvores caídas; as podas de galhos adernados sobre a via de acesso e a construção de calçadas nos pontos estreitos para proporcionar segurança aos visitantes que optam por subir a pé.
Morro do Itaoca
Morro do Itaoca / Rodrigo Silveira


A segunda etapa das obras será focada na remoção dos paralelepípedos que foram revirados pela força das águas, para fazer a recomposição da base da via e a recomposição dos paralelos. (I.S.)
Morro do Itaoca
Morro do Itaoca / Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas