O objetivo da campanha é captar doações de sangue em meio ao período de folia. Com a chegada do carnaval, o Hemocentro necessita de uma maior demanda de doações quando comparado aos períodos normais, por conta do aumento do fluxo nas estradas, do número de acidentes e da demanda de atendimento. Para atender a todos, é necessário que o banco de sangue esteja abastecido.
Madrinha da campanha, a primeira-dama Tassiana Oliveira celebrou o resultado da ação. “Estou muito feliz, pois várias pessoas já me mandaram mensagem falando sobre a nossa campanha. Nosso foco foi estimular, por meio das redes sociais, que as pessoas compartilhassem a informação. Muitas vezes elas não podem doar, mas um amigo ou um familiar pode e, assim, a gente faz essa corrente do bem, salvando vidas”, contou.
A presença da unidade móvel no Farol atraiu veranistas e moradores do Farol. Thaina Pessanha viu o ônibus do Hemocentro e resolveu doar. “Fiquei um tempo sem doar, por conta da amamentação, mas sempre fui doadora. Estava aqui na praia, ia iniciar a minha atividade física quando vi o ônibus. Resolvi parar para doar. Isso aqui é o mínimo que a gente faz. Para mim não vai fazer falta, mas para quem recebe faz total diferença”, explicou.
Após realizar a campanha na praia de Farol, a primeira-dama também visitou o Hemocentro anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM) e verificou o estoque de bolsas de sangue. As doações seguem acontecendo normalmente das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O HRC atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região.
A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.
Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.