O Hemocentro Regional de Campos, que funciona anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM), reforça a importância da doação de sangue em virtude do feriado nacional da Proclamação da República, comemorado na próxima terça-feira (15). A assistente social da unidade, Maria Gonçalves, lembra que, com a transferência do feriado pelo Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, para segunda-feira (14), as repartições públicas não estarão funcionando e, com isso, muitas pessoas devem viajar, o que contribui para reduzir ainda mais as doações, fato comum em feriados prolongados.
Maria ressalta, ainda, que o hemocentro funciona normalmente em todos os feriados. “A unidade está aberta de segunda a sexta-feira, além de sábado, domingo e feriado, das 7h às 18h, para receber os doadores de sangue, plaquetas e cadastro de medula óssea. Continuamos necessitando da doação de todos os tipos sanguíneos”.
Segundo a assistente social, a agenda do mês de novembro do ônibus móvel já está fechada.
10/11 - GNA Porto do Açu 19/11 - Igreja Adventista do Parque Califórnia 22/11 - Bom Jesus do Itabapoana 24/11- IFF Centro 26/11 - Praça do Flamboyant 29/11 - UFRJ Macaé
Para agendar a ida do ônibus aos bairros e a outros municípios da região, basta ligar para o telefone (22) 98173-0463 ou enviar mensagem, em forma de ofício, para o e-mail hemohfm@yahoo.com.br.
Para doar sangue, a pessoa deve evitar alimentos gordurosos, como leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, entre outros, nas três horas que antecedem a doação. A mesma orientação vale para quem vai doar no período da tarde.
O doador também precisa estar em bom estado de saúde, ter idade a partir de 16 anos (neste caso, acompanhado do responsável legal), apresentar um documento de identificação com foto, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e pesar mais de 50 kg.
De acordo com a Seap, Vanessa Jesus de Almeida, que era moradora de Macaé, estava no isolamento do presídio por suspeita de tuberculose; neste domingo, presas atearam fogo em colchões após demora na retirada do corpo pelo rabecão
A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"
A sinalização será iniciada nesta quinta-feira em 25 cruzamentos da cidade, em ambos sentidos das avenidas 28 de Março e Pelinca, além da rua Gil de Góis